Mobilidade/Trânsito |

Segurança viária e educação no trânsito norteiam ações da Secretaria de Mobilidade e Adm das Regionais em 2019

A equipe da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais (SMAR) do Paulista realizou, ao longo deste ano, uma série de ações para contribuir com a melhoria da mobilidade na cidade do Paulista. Em 2019, a SMAR atuou com diversas parcerias com o Governo do Estado, Prefeituras de cidades vizinhas, Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/PE) e com o Detran com o objetivo de melhorar o deslocamento das pessoas e garantir a segurança viária aos paulistenses.

Ao longo deste ano diversas ações educativas foram realizadas pela secretaria com o objetivo de conscientizar os condutores sobre os riscos que a imprudência no trânsito pode acarretar na vida das pessoas. No mês de fevereiro, o departamento de Educação para o Trânsito do Paulista realizou um trabalho intenso de conscientização. Iniciativas como o programa “Educação para o Trânsito” e parcerias com o DETRAN-PE proporcionaram aos alunos do município a oportunidade de conhecer mais sobre o trânsito e suas leis.

O Centro Integrado de Segurança (CIS) do Paulista serviu como referência para as cidades vizinhas. No início ano uma equipe da secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda visitou o local para buscar detalhes sobre o emprego das câmeras de vídeo monitoramento no controle do trânsito. A fiscalização por meio de câmeras é permitida desde 2015, graças a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Paulista passou a empregar o serviço em outubro de 2017. Atualmente, o município conta com 66 câmeras espalhadas nas principais vias da cidade.

No mês de março, uma ação em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e o 17º Batalhão da Polícia Militar coibiu o estacionamento irregular na rodovia PE- 15 e PE-22. A iniciativa removeu entulhos descartados inadequadamente, que estavam dificultando a mobilidade dos pedestres.

Outra importante ação, em parceria com o SEST/SENAT, aconteceu no primeiro semestre. A iniciativa beneficiou motoristas, kombeiros e taxistas que trafegavam pela cidade oferecendo serviços como a emissão de carteira de estacionamento para o idoso e para a pessoa com deficiência, consulta e emissão de nada consta do Detran e palestras para conscientizar sobre a importância de um trânsito seguro.

No mês de abril, a secretaria continuou atuando para garantir a segurança dos munícipes. Com o objetivo de debater sobre as irregularidades para garantir os direitos da criança e do adolescente e também tratar sobre a segurança dos menores quanto à mobilidade, foi realizada uma audiência pública para tratar sobre o Transporte Escolar Municipal.

Em maio, a SMAR realizou uma série de atividades educativas para conscientizar à população sobre a importância da prudência no trânsito. A mobilização, em alusão ao “Maio Amarelo”, visitou importantes vias que cortam o município, unidades de ensino, e hospital público.

Durante o ano inteiro o programa “Professor Amigo do Trânsito” seguiu percorrendo as escolas do Paulista em parceria com a Secretaria de Educação. A ação tem o objetivo de conscientizar os alunos a respeito da educação no trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas. Os estudantes participaram de simulações de situações do cotidiano para saber sobre as dificuldades dos deficientes físicos que transitam pelas vias.

Além das ações educativas ao longo do ano, a SMAR também formou diversas turmas do “Capacitrânsito”. O curso, que é promovido pelos servidores do município, e permitiu aos condutores do Paulista aperfeiçoar os conhecimentos sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ainda qualificar o currículo com a formação, um diferencial para quem está em busca de um espaço no mercado de trabalho.

A Prefeitura do Paulista, através da secretaria de mobilidade, elegeu este ano dois representantes para ingressar no Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/PE). Os eleitos irão representar o município pelos próximos dois anos, junto as outras entidades de trânsito, para acompanhar as decisões e os processos relacionados ao trânsito.

Também ao longo deste ano, a Secretaria de Mobilidade seguiu recadastrando os veículos e permissionários que realizam o transporte complementar pela cidade. Foi realizado, no primeiro semestre, o recadastramento da frota de kombis e vans que realizam o transporte de passageiros no Paulista.

Ainda este ano, oito escolas da Rede Municipal foram convidadas para participar da Expo Trânsito. A iniciativa, coordenada pelas Secretarias Municipais de Mobilidade e Administração das Regionais e de Educação, é a culminância de toda a agenda que foi trabalhada durante o ano letivo com os alunos sobre a temática trânsito.

Ao longo de 2019 o canal de comunicação disponibilizado pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais foi um aliado de quem se envolve em acidentes de trânsito nas vias locais. Só neste ano, os agentes de trânsito do Paulista receberam 190 chamados pelo telefone.