Saúde |

Saúde do Paulista realiza ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis em Maranguape I

Para incentivar à prevenção da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) continua percorrendo toda cidade. Desta vez, a Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta quinta-feira (19), uma ação no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I.  Na ocasião, os funcionários e a população puderam realizar exames gratuitos de HIV e Hepatite, além de receber preservativos e géis lubrificantes.

O servidor da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Edilázio Mendes, 62 anos, aprovou a ação. “Confesso que sou muito descansado e acabo não realizando esses tipos de testes. Como vi que estava acontecendo essa motivação hoje, acabei aproveitando essa oportunidade e que essa ação se repita mais vezes”, disse Edilázio.

Já a aposentada Neuza Santos, 70 anos, veio resolver alguns coisas no Centro Administrativo e aproveitou para realizar o exame de Hepatite. “Não sabia da ação, mas resolvi ficar para fazer esse teste mesmo com essa idade, pois, acredito que não tem idade para se cuidar”, comentou Neuza.

Vale ressaltar que, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Vila Torres Galvão, desenvolve um trabalho que se norteia pela estratégia da prevenção, disponibilizando testes rápidos para HIV (diagnóstico), Sífilis e Hepatites B e C (triagem).

A importância desse centro, segundo Guilherme Brito, coordenador do CTA, é justamente pelo trabalho que ele desenvolve. “Temos notado que muitas pessoas estão deixando de usar a camisinha, e isso acaba provocando um crescimento nos números de casos das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Por isso que fazemos essas ações para reforçar a importância da realização dos testes e exames disponibilizados no CTA”, ressaltou Guilherme.

Além de disponibilizar os diversos serviços, o Centro de Testagem e Aconselhamento também  oferece aconselhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, com oferta de testagem e palestras de orientação sobre IST/AIDS/HIV em unidades de saúde, CAPS, indústrias e CRAS.