Mobilidade/Trânsito |

PE-01 recebe ação de ordenamento do trânsito

Recentemente requalificada, duplicada e sinalizada, a Av. Cláudio José Gueiros Leite (PE-01), recebeu nesta terça-feira (17), uma ação de ordenamento de trânsito coordenada pelas equipes da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais (SMAR) do Paulista e do Departamento de Estrada de Rodagem de Pernambuco (DER-PE).

A ação combateu estacionamento irregular, avanço de sinal, além de outros atos de desobediência ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com Ronaldo Santana, chefe da unidade de fiscalização de transporte do DER-PE, o objetivo principal da iniciativa é combater a imprudência dos condutores no trânsito e consequentemente o número de acidentes.

“É importante salientar que o DER é o órgão executivo de trânsito de Pernambuco, e é, exatamente por isso, que realizamos esse trabalho itinerante em todo o estado, onde somos acionados. O intuito da ação é garantir a segurança de quem compõe o trânsito, impedindo o avanço de sinal, o desrespeito à velocidade máxima permitida na via, estacionamento irregular, entre outros”, afirmou Ronaldo.

No momento da ação, o aposentado Renildo Pereira da Silva, 71 anos, foi flagrado dirigindo na rodovia com o farol desligado. Logo o condutor foi autuado, mesmo assim ele reconheceu que ações de fiscalização são essenciais para garantir a segurança viária.

“Infelizmente, até mesmo por falta de conhecimento, eu estava transitando aqui na rodovia com o farol apagado. Fui notificado, mas não estou com raiva. Entendo perfeitamente o trabalho dos agentes e reconheço que sem fiscalização as chances de ocorrência de acidentes são maiores do que as que já temos”, afirmou seu Renildo.

Próximo a essa blitz efetiva, a prefeitura do Paulista e o DER realizavam em conjunto, uma ação educativa sobre as travessias nas faixas de pedestres. Neste momento, orientadores de trânsito abordaram transeuntes para relata-los sobre os perigos das travessas em locais inapropriados.

“Ações educativas são realmente essenciais. O ditado já fala por si só, melhor prevenir do que remediar, e é assim mesmo que eu penso. Com o fortalecimento do trabalho de educação para o trânsito, com certeza menos acidentes teremos em nossas vias”, afirmou a pedagoga Genova Maria Silva, 62 anos.

Já o diretor de trânsito do Paulista, Carlos Jatobá, responsável pela operação e pela convocação da equipe do DER, não existem motivos para os condutores desrespeitarem as normas de circulação e conduta na PE-01.

“A rodovia foi recentemente revitalizada, duplicada e sinalizada. Houve todo um esforço do poder público para deixar esta via completamente propícia à circulação de veículos e pedestres. Por isso pedimos a compreensão de todos, para fazer do trânsito na PE-01, um trânsito exemplar, com o menor número de infrações e acidentes possível”, concluiu Jatobá.