Entre as empresas mais reclamadas
do mês de novembro, a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) ocupa o primeiro
lugar no ranking disponibilizado pelo PROCON Paulista. Na lista de reclamações,
o Banco BMG ocupa o segundo lugar, seguido da Companhia Pernambucana de
Saneamento (COMPESA). Os consumidores do município aproveitaram a nova unidade do
PROCON Paulista para se queixar sobre cobranças indevidas, má prestação de
serviço e cláusulas abusivas das empresas.
Acompanhe o ranking das
instituições que os consumidores mais reivindicaram no PROCON paulista:
1º - CELPE - 36%
2º - BANCO BMG - 12%
3º - COMPESA - 11%
4º - CAIXA ECONÔMICA - 8%
5º - OI FIXO (TELEMAR) - 8%
6º - SANTANDER - 6%
7º - TIM NORDESTE - 5%
8º - BRADESCARD IBI - 5%
9º - BRADESCO - 5%
10º- BANCO CSF - 4%
Municipalização do PROCON:
O PROCON Paulista foi criado através da Lei Municipal nº 4.563/2019 e
conta com a vinculação da Secretaria de Administração, além, do apoio das
secretarias de Finanças, Serviços Públicos e Assuntos Jurídicos do Paulista. Dentre
os benefícios para a população do Paulista, o órgão também defenderá os
consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas
relações de consumo. Além disso, o PROCON tem poder de fiscalizar e intervir
nas empresas, caso haja algum tipo de lesão ao consumidor, prevenindo ocorrência
de novos danos.
O superintendente do PROCON
Paulista, Lídio Souto, explicou como acontece a tramitação caso o consumidor
sofra algum tipo de violação dos direitos. “Com esta municipalização, foi
criada uma estrutura de proteção e defesa dos direitos dos consumidores,
possibilitando o registro e tramitação de reclamações e assim uma possível realização
de audiências conciliatórias em curto espaço de tempo. Aqui também foi criado o
setor de fiscalização, onde cuidamos das demandas coletivas de consumo em
vários seguimentos de fornecedores”, afirmou.
PROCON Paulista:
O Procon Paulista está
funcionando na Praça Papa João XXIII, nº 59, Centro. O atendimento ao público
acontece de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 13h. O órgão também disponibiliza
e-mail para contato: procon@paulista.pe.gov.br