Gabinete do Prefeito |

Após municipalização, PROCON Paulista inicia o mês com ranking de empresas mais reclamadas

Entre as empresas mais reclamadas do mês de novembro, a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) ocupa o primeiro lugar no ranking disponibilizado pelo PROCON Paulista. Na lista de reclamações, o Banco BMG ocupa o segundo lugar, seguido da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). Os consumidores do município aproveitaram a nova unidade do PROCON Paulista para se queixar sobre cobranças indevidas, má prestação de serviço e cláusulas abusivas das empresas.

Acompanhe o ranking das instituições que os consumidores mais reivindicaram no PROCON paulista:

1º - CELPE - 36%

2º - BANCO BMG - 12%

3º - COMPESA - 11%

4º - CAIXA ECONÔMICA - 8%

5º - OI FIXO (TELEMAR) - 8%

6º - SANTANDER - 6%

7º - TIM NORDESTE - 5%

8º - BRADESCARD IBI - 5%

9º - BRADESCO - 5%

10º- BANCO CSF - 4%

Municipalização do PROCON:

O PROCON Paulista foi criado através da Lei Municipal nº 4.563/2019 e conta com a vinculação da Secretaria de Administração, além, do apoio das secretarias de Finanças, Serviços Públicos e Assuntos Jurídicos do Paulista. Dentre os benefícios para a população do Paulista, o órgão também defenderá os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo. Além disso, o PROCON tem poder de fiscalizar e intervir nas empresas, caso haja algum tipo de lesão ao consumidor, prevenindo ocorrência de novos danos.

O superintendente do PROCON Paulista, Lídio Souto, explicou como acontece a tramitação caso o consumidor sofra algum tipo de violação dos direitos. “Com esta municipalização, foi criada uma estrutura de proteção e defesa dos direitos dos consumidores, possibilitando o registro e tramitação de reclamações e assim uma possível realização de audiências conciliatórias em curto espaço de tempo. Aqui também foi criado o setor de fiscalização, onde cuidamos das demandas coletivas de consumo em vários seguimentos de fornecedores”, afirmou.

PROCON Paulista:

O Procon Paulista está funcionando na Praça Papa João XXIII, nº 59, Centro. O atendimento ao público acontece de Segunda a Sexta-feira, das 08h às 13h. O órgão também disponibiliza e-mail para contato: procon@paulista.pe.gov.br