Políticas Sociais |

Primeira edição do Qualifica Jovem Paulista forma mais de duzentos jovens para o mercado de trabalho

Destinados à jovens com idades entre 15 e 29 anos, o projeto Qualifica Jovem Paulista formou, na tarde desta sexta-feira (06.12), cerca de 220 jovens que buscam se inserir no mercado de trabalho. Dentro destes, vinte e sete jovens foram mobilizados para entrevistas de emprego, e oito já conseguiram ingressar no mercado e foram contratados. A entrega dos certificados aconteceu no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro.

Foram cinco semanas de curso intensivo, e durante as aulas foram abordados temas como: Atendimento ao Cliente; Currículo e Empregabilidade; Oficinas Digitais e Estratégia de Marketing. As aulas são divididas entre os períodos manhã e tarde. O “Qualifica Jovem” é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista, SEBRAE, CIEE, UNINABUCO e IFPE (Campus Paulista).

O coordenador do projeto, Adriano Diniz, contou qual a importância do Qualifica Jovem Paulista. “A nossa intensão é que a juventude se potencialize cada vez mais e tenham facilidade de entrar no mercado de trabalho. Sabemos que existem dificuldades e divergências, mas, o Qualifica Jovem traz uma facilidade, auxiliando os jovens no dia a dia, ensinando-os a como se portar e fazendo e mostrando a eles que nunca é tarde para começar um novo negócio”, disse.

Adriano ainda afirmou como estes alunos irão ser acompanhados após a formação. Por meio de um grupo no WhatsApp, nós acompanhamos e buscamos sempre incentivá-los a permanecerem na luta pela empregabilidade. “Além de oferecermos suportes para abrirem o próprio negócio”, frisou.

Prestigiando a solenidade, o chefe de Gabinete, Francisco Padilha, explicou o porquê de Paulista apoiar essa iniciativa. “Vimos em nossas cidades vizinhas o Qualifica Jovem ter conseguido inserir os jovens no mercado de trabalho. Este projeto é uma prática exitosa e não temos que ter vaidade de copiar o que está certo. Por isso, de imediato o prefeito Junior Matuto determinou, e a secretária de Políticas Sociais e Esportes, Mércia Falconeri, junto ao pastor Adriano deram encaminhamento para que o primeiro passo fosse dado nesta belíssima caminhada que estamos trilhando, fazendo com que nossos jovens se prepare e se qualifique ainda mais ”, concluiu.

“Antes do Qualifica Jovem, eu já tinha trabalhado, mas não era tão desenvolvida como agora sou. Eu não sabia fazer currículo, nem sabia como me portar numa entrevista de emprego. Já estava parada há cinco meses, mas, ontem uma empresa me ligou e através do Qualifica Jovem eu consegui ser contratada. Sinto-me muito feliz”, assim disse Natália Marques, uma das concluintes do projeto.