Educação |

No Paulista, Firmino da Veiga inaugura horta e espaço de esportes radicais através de Prêmio Nestlé

A Secretaria de Educação do Paulista inaugurou o espaço da Horta da Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro, nesta sexta-feira (06.12). A implantação ocorre graças a uma premiação do Criança Mais Saudável, da Fundação Nestlé Brasil, dentro do projeto “Se Alimentar e Praticar Atividades Físicas Não é Legal, é Essencial”.  Além da horta, a unidade de ensino ganhou um espaço para a prática de atividades de esportes radicais com tirolesa, slackline, escalada e Parkour.

O projeto vencedor foi idealizado pelo professor de Educação Física Rodrigo Rodrigues. Com o título: “Se alimentar e praticar atividades físicas não é radical. É essencial”, o projeto concorreu com mais de 400 trabalhos inscritos e ficou entre os 10 melhores em todo o  Brasil.

De acordo com o professor, a ideia é minimizar os riscos de doenças decorrentes da má alimentação por meio do cultivo e colheita de alimentos, além de introduzir esportes de aventura no dia a dia dos alunos.

“Fiquei eufórico com a premiação porque foi uma conquista tanto para a escola quanto para mim. Estou muito feliz de ganhar esse projeto para a escola”, disse o Rodrigo Rodrigues.

Na entrega dos equipamentos e da horta, a aluna Jaqueline Santos, 14 anos, não conseguiu esconder a satisfação de ter participado da implantação da horta e dos equipamentos de esportes na escola que frequenta. “Participar de tudo isso foi incrível porque daqui a alguns anos, essa mudas vão virar árvores. Eu me senti muito orgulhosa com a premiação porque não é toda escola que ganha um prêmio desses”.

“A ideia é que os professores desenvolvam e inscrevam seus projetos e nós damos esse aporte financeiro e também a formação pedagógica para que esse projeto seja implantado na escola. Aqui nessa escola foi feito um parque com equipamentos radicais para que as crianças se exercitem, se movimentem, brinquem ativamente e tenham mais qualidade de vida”, disse Ana Cláudia Esquisato, representante da Fundação Nestlé Brasil.

“O Firmino concorreu com várias escolas do Brasil. É uma parceria importante com a Nestlé que foca na alimentação saudável dos estudantes com a prática de esportes. A ideia é conscientizar essas crianças com a estrutura desses equipamentos . Nada melhor do que a Educação para trabalhar essa conscientização . Então essa premiação veio para somar com todos os alunos e toda a comunidade escolar”, enfatizou o secretário de Educação Carlos Júnior.

Presente a entrega, o chefe de Gabinete da Prefeitura do Paulista Francisco Padilha disse que a premiação é o resultado de uma parceria exitosa voltada para o bem estar dos alunos da rede municipal de ensino. “Nossos alunos terão uma área de lazer para não ficar apenas com o estudo pedagógico e a merenda como atrativos da escola, mas também uma opção para a prática de atividades esportivas e orientações sobre uma alimentação saudável”.

Através da premiação, a Escola Municipal José Firmino da Veiga recebeu benfeitorias no valor de até R$ 35 mil reais para implementação da proposta na unidade, além de formação sob a supervisão da equipe da Fundação Nestlé Brasil.