IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Saúde do Paulista realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS

O mês de dezembro chegou e com ele começa o movimento internacional de conscientização para a luta contra a AIDS (abreviação de Acquired Immune Deficiency Syndrome), uma doença causado pelo vírus HIV, considerado uma infecção sexualmente transmissível. Baseado nisso, a Secretaria de Saúde do Paulista, realizou nesta segunda-feira (02), uma ação na Praça Agamenon Magalhães, no Centro, para conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e se tratar. Durante a ação, foi oferecido testagem de HIV, Sífilis e Hepatite, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e distribuição de preservativos e géis lubrificantes.

Um dos atendidos foi o auxiliar de higienização, Edson Félix, de 43 anos. Para ele, essas ações realmente são eficazes e dão visibilidades para as pessoas que não tem conhecimento da doença. “Não é a primeira vez que faço esse teste, pois eu acho muito importante cuidar da saúde e a partir do momento que tomamos essa atitude, caso descubra a doença, o tratamento vai começar mais cedo”, disse o auxiliar.

Além dele, a comerciante Mércia Ferreira, 29 anos, também pensa do mesmo jeito. “É primordial a gestão pensar em iniciativas assim, porque através dela, acredito que casos são detectados e a pessoa começa a ser acompanhada pela equipe de saúde”, comentou a comerciante.

Segundo Guilherme Brito, coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, as pessoas estão perdendo a noção do risco que é não se proteger, por isso que a gestão continua sentindo a necessidade de está realizando sempre ações. “Quando eu falo em se proteger não estou me referindo apenas ao uso da camisinha, mas em realização de testes rápidos. Além disso, o individuo que foi infectado precisa tomar o remédio do HIV, conhecido com coquetel, pois,  com o tratamento correto, ele já não transmite a doença”, completou.

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Av. Rodolfo Aureliano, 714, na Vila Torres Galvão (próximo ao antigo Hospital Central, sentido Olinda da PE-15), é realizado o exame para descoberta do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Sendo necessário apenas um furinho no dedo e em aproximadamente 30 minutos o usuário já fica sabendo do diagnóstico.   A faixa etária para realização do procedimento é a partir dos 18 meses de idade, adolescentes e crianças até 13 anos, necessitarão da presença de um responsável ou autorização judicial. O horário de funcionamento é todas as terças e quintas, até 10h.

Vale ressaltar que a secretaria de Saúde do Paulista durante todo mês vai percorrer a cidade levando ações  para falar sobre a Aids. Confira a programação:

Data

 Serviço

Local

Turno

04/12

Resgate de usuários em abandono de tratamento

As ruas da cidade

 Manhã/ Tarde

05/12

Testagem na praia

Nas quatros Torres - Janga

 Manhã/ 08h30

 

05/12

Testagem Saúde nos Bairros

Usf Nobre

Noite/ 18H

 

09/12

Formação sobre Prevenção Combinada com equipe CTA/SAE

Na sede do  CTA

Manhã/ 08h

 

 

 

18/12

Palestra sobre Prevenção Combinada

Na sede do centro administrativo

 

Manhã/ 08h

 

 

19/12

Testagem na sede administrativa

 

Na sede do centro administrativo

 

Manhã/ 08h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441