Educação |

Estudantes do ensino fundamental do Paulista realizam prova do Saepe

Com o objetivo de avaliar o grau de domínio nas habilidades e competências consideradas essenciais dos alunos e servir como monitoramento para a gestão escolar, os estudantes da Rede Municipal do 2º, 5ª e 9ª do ensino fundamental realizaram nesta quinta-feira (28), as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco, o SAEPE, referente ao ano de 2019.

Segundo o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, essa avaliação é essencial para a gestão, pois fornece informações do conhecimento do estudante na sala de aula. “Essa prova é uma ferramenta muito importante para nós, pois a partir dessas avaliações é que nós podemos traçar o nosso planejamento estratégico. Além disso, temos uma base comum do município construída com os nossos professores, e esse dinamismo faz com que tenha formações e outras formas para a melhoria do ensino”, ressaltou Carlos Júnior.

Ao todo 4.950 estudantes participaram da avaliação sistemática nos turnos da manhã e tarde.  As provas tiveram questões de múltipla escolha para avaliar os conhecimentos dos alunos nas áreas de português e matemática.

O estudante Darlan da Silva, do 5º ano da Municipal José Firmino da Veiga, achou tranquila a prova e está otimista pelo resultado. “Já é o segundo ano que estou fazendo a prova, e a maioria das coisas que tem nela, a minha professora ensinou para gente durante esse ano, por isso, que eu acho que vou me sair bem”, comentou o aluno.

Para incentivar a participação dos alunos nas provas de avaliação, a Secretaria de Educação vai premiar com tablets, cada aluno das turmas que se destacarem com as maiores notas. A expectativa é de que os resultados das avaliações sejam divulgados pela Secretaria Estadual de Educação no final do mês de março de 2020. A avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) acontece anualmente e classifica os resultados em uma escala de proficiência que varia de 0 a 1.000 no 2º ano e de 0 a 500 nos restantes.