IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

No Paulista, homens de Jardim Paulista recebem ação em alusão ao Novembro Azul

As ações do Novembro Azul no município do Paulista continuam por toda parte, por isso, que nesta quarta-feira (27), na Unidade de Saúde da Família de Jardim Paulista Baixo lll, os moradores da comunidade receberam uma ação para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante a programação, que começou às 8h30, os homens contaram com um torneio de dominó, consultas médicas, palestras e ainda puderam  tirar dúvidas por meio da abordagem temática.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o  câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, com média de 14 mil óbitos por ano.  Porém, a melhor forma de prevenção é fazer exames de ultrassom e toque a partir dos 45 anos, além de ter hábitos de alimentação saudáveis e praticar atividades físicas.

Segundo a gerente da USF de Jardim Paulista Baixo III, Benazir Benicio, o evento teve como objetivo, conscientizar esse público-alvo, já que a maioria dos homens não se faz presente na unidade. “A gente tem uma presença muito grande de mulheres e crianças, porém precisamos que os homens frequentem mais a unidade, pois temos um público masculino, diabético e hipertenso que precisa de acompanhamento médico. Por isso, que aproveitamos esse mês para incentivar eles a virem para a unidade, não só para abordar o câncer de proposta, mas também assuntos que englobam a masculinidade no modo geral”, concluiu a enfermeira.

O aposentado Sérgio de Aguiar, 63 anos, foi um dos participantes da ação. Para ele, ações assim são fundamentais para colocar a saúde do homem em dia.  “Confesso que não sou muito ligado para essas questões, mas hoje eu decidi vim, e acabei aprendendo muitas coisas, além de fazer testes rápidos, como HIV e Hepatite”, comentou Aguiar.

Assim como Sergio, o autônomo Carlos Alberto, 41 anos, também aprovou essa iniciativa. “Gostei muito da conversa e a forma que a equipe abordou o tema, pois agora eu vou ficar ainda mais em alerta”, disse o participante.

A médica da Unidade, Jaqueline Souza, aproveitou o momento para lembrar alguns dos sintomas causados por problemas na próstata: Árduo e dificuldade ao urinar; Impotência; Perda de peso; Desfalência; Desconforto na região pélvica. Vale ressaltar que é preciso ficar atento no histórico familiar para ver se tem casos de câncer, além disso, é necessário ter cuidado na qualidade e hábito de vida, como por exemplo, ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo, o alto consumo de bebidas alcoólicas entre outros.

Caso algum morador esteja com alguns desses sintomas, pode procurar a  Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência  para ser avaliado.

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441