Saúde |

Em Paulista, profissionais participam de capacitação para aprimorar o atendimento aos usuários das Unidades de Saúde

A tarde desta terça-feira (05.11) foi momento de capacitação para os agentes Administrativos que trabalham nas Unidades de Saúde da Família do município do Paulista. Visando qualificar os profissionais no atendimento ao público, a Secretaria Municipal de Saúde teve a iniciativa de criar um ciclo formativo para que estes profissionais saibam acolher a população de uma maneira ainda mais humanizada nas USF da cidade. A palestra aconteceu no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I.

A iniciativa tem o intuito de estimular o exercício da empatia com o próximo, como também mostrar as ferramentas para que estes profissionais tenham o poder de acolher a população, e assim, se aproximar mais do usuário das Unidades. Na ocasião, os agentes Administrativos puderam discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e quais os dispositivos que existem no município para dar suporte aos profissionais.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, esteve no local e explicou que este encontro ocorrerá em cinco edições, com três turmas diferentes, e que em cada um destes momentos terão temáticas específicas voltadas para o acolhimento da mulher vítima de violência, para a população LGBTTI e também para a própria humanização em saúde.

“Iremos capacitar cerca de 210 recepcionistas e pessoas ligadas as recepções das USF. Nossa proposta não é somente trabalhar a humanização como um tema teórico, como também através de dinâmicas e dando exemplos, para que possamos notar uma mudança na qualidade do trabalho de cada um deles. Estamos divulgando também, que cada unidade terá o próprio telefone disponível, pois, isso também é uma forma de acolher os pacientes. Onde, o usuário poderá ligar para a USF e os profissionais também poderão ligar para os pacientes informando-os sobre algo que vier acontecer”, afirmou Fabiana.

Prestigiando a reunião, o prefeito Júnior Matuto enfatizou o compromisso da gestão em externar sua preocupação com os cidadãos. “Estamos dando a oportunidade de pessoas tratarem nossa população com carinho e respeito. Por isso, procuramos fazer esta capacitação para treinar ainda mais os profissionais daqui, pois, o governo vem externando e pondo em prática o compromisso e a sensibilidade que devemos ter com os cidadãos, principalmente, aqueles que batem na porta das unidades de saúde, não por que querem, gostam ou acham bonito, e sim, por extrema necessidade. Então, reafirmo aqui, que precisamos tratar as pessoas como a gente gostaria de ser tratado, para que num futuro próximo possamos ter uma sociedade justa, digna e igualitária”, afirmou.

“A gente percebe que os agentes administrativos de uma unidade de saúde é como aquelas donas de casa cuidadosas. E estes servidores são as primeiras pessoas que um paciente procura numa USF. Por isso, somamos todos os esforços necessários e estamos dando uma capacitação deste porte elevado, para realmente fazer valer todas as atribuições do servidores”, assim disse Francisco Padilha, chefe de Gabinete.

“Essa capacitação é necessária, para que os pacientes se sintam confortáveis nas unidades de saúde. Pois, quando eles chegam na recepção, que é onde tudo começa, e são bem atendidos, o resultado é bem melhor. Aqui na palestra, trocamos experiências com outros profissionais, ampliamos nosso conhecimento e buscamos sempre o respeito ao paciente”, afirmou Jabez Costa, que é recepcionista-auxiliar Administrativo da USF de Arthur Lundgren I.