Administração |

Procon Paulista realiza pesquisa de preço da cesta básica no município

O Procon Paulista divulgou, na manhã desta terça-feira (05.11), uma pesquisa de preço com os itens mais consumidos pela população nos principais supermercados do centro da cidade. Com o objetivo de informar ao consumidor e dar elementos para que ele possa escolher o local mais adequado para comprar, o Procon visitou seis supermercados do centro do Paulista para informar as pessoas sobre os preços médios de cada produtos que compõe a cesta básica.

A pesquisa de comparação de preços foi dividida por produtos de alimentação, higiene pessoal e limpeza doméstica e fiscalizou a diferença de percentual e o preço médio de cada produto. Pesquisas como estas serão realizadas mensalmente para que o consumidor possa ver os itens que terão aumento ou queda de preço e os motivos pelas quais eles sofreram alterações. Além da pesquisa de produtos que compõem a cesta básica, o Procon Paulista também irá realizar periodicamente pesquisas sazonais, com base nas datas comemorativas.

O Procon é um órgão público que auxilia o cidadão e atua na proteção dos direitos do consumidor, a fim de evitar que as práticas abusivas sejam exercida pelos fornecedores nas relações de consumo. A unidade, que antes era uma agência do Estado, agora foi municipalizada e está funcionando na Praça Papa João XXIII, nº 59, no centro do Paulista desde o mês de outubro.

Para o superintendente do Procon Paulista, Lídio Souto Maior, o órgão pretende possibilitar uma economia maior para que o cidadão escolha qual o melhor fornecedor e onde ele quer comprar seus produtos.

“A pesquisa que nós iniciamos aqui no Paulista vai apurar o preço de cada item da cesta básica, mensalmente, possibilitando ao consumidor verificar o que está mais barato e mais caro. Vamos separas os itens por categorias para que as pessoas comparem os preços com os meses anteriores e entendam melhor o porquê das variações de preços e o impacto dos valores no bolso“, ressaltou o superintendente.

Clique aqui e confira os dados da pesquisa