Saúde |

Pedalada Rosa encerra ações do Outubro Rosa no Paulista

No Paulista, as ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama e colo do útero foram encerradas na manhã desta quinta-feira (31), com mais uma edição animada do Pedalada Rosa, na Unidade da Saúde da Família São Pedro, no Janga.

Antes da largada, as mulheres puderam realizar vários serviços, como aferição de pressão arterial; teste de glicemia; teste de Sífilis, Hepatite B e C, e HIV; emissão do cartão SUS, zumba mamografia e massoterapia, além disso, puderam concorrer a um sorteio de brindes.

Ivanilda de Santana, 52 anos participou do passeio ciclístico, que percorreu as principais vias do Janga, Para ela, iniciativas assim, são fundamentais para incentivar as mulheres para o exame preventivo e o autoexame.  “É o primeiro ano que estou participando e eu adorei, pois serve de incentivo para as pessoas que estão em casa, sem ânimo para fazer uma atividade física e serve de reforço para as mulheres realizarem a mamografia”, comentou Ivanilda.

Já a moradora Sônia Maria, 55 anos, participa todos os anos da Pedalada Rosa. “É tudo de bom ter esse evento aqui e eu não perco um, pois precisamos levar a mensagem que todas as mulheres precisam fazer o exame de mama", afirmou a participante.

Segundo a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, o objetivo dessas ações, além de discutir a prevenção do câncer de mama, é conhecer outras práticas integrativas para o empoderamento da mulher . “Ao longo do mês, as unidades de Saúde da Família do município realizaram várias iniciativas voltadas para essas questões e a Pedalada Rosa cada ano que passa, vem crescendo”, ressaltou Fabiana.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Amigo do Peito percorre os bairros do município realizando mensalmente o exame de mamografia. Para realizar o procedimento as mulheres precisam ter idade acima de 40 anos e estarem cadastradas na Unidade de Saúde da Família do bairro. Também é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão SUS.

Confira a agenda de novembro:

07/11/2019

USF CHEGA MAIS