Saúde |

No Paulista, profissionais de saúde recebem formação sobre a vacinação contra o Sarampo

Com o objetivo de orientar e atualizar os técnicos e os enfermeiros que compõem a rede municipal sobre a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, a Secretaria de Saúde do Paulista promoveu um encontro voltado aos profissionais, no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I, nesta terça-feira (08.10).

Os servidores receberam instruções dos esquemas de doses, cuidados antes, durante e após a vacinação, o quantitativo e a meta a ser alcançada. Eles também puderam tirar dúvidas com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do município (PNI), Sheyla Seabra.  A profissional da gestão ministrou a oficina técnica e orientou o preenchimento  dos formulários.

Segundo Sheyla, esse treinamento é muito importante para os profissionais que lidam diretamente com a população. “Hoje passamos para a equipe as mudanças da campanha  comparando com a do ano passado, além disso falamos sobre o dia D que será dia 19, pois, é necessário se organizar, atualizar e orientar eles, para levar uma campanha de qualidade à população”, afirmou a coordenadora da PNI.

Um dos participantes foi o técnico de enfermagem Marcos Alencar que atua na USF Mirueira. Para ele, é muito interessante ter iniciativas como essas. “Sempre participo desses eventos, pois, acredito que mesmo estando dentro da área, sempre teremos a necessidade de adquirir novos conhecimentos e essas capacitações servem justamente para isso”, comentou.

Vale ressaltar que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou nesta segunda-feira  (07.10) e segue até o dia até 25 de outubro, em todas as 55 unidades básicas de saúde do Paulista, de segunda a sexta, das 08h às 17h. A campanha se destina, inicialmente, às crianças de seis meses a menores de 5 anos. Em novembro, as doses serão ministradas no público adulto.