Saúde |

Em alusão ao Outubro Rosa, Mulheres de Maranguape II são contempladas com o Amigo do Peito

Com intuito de prevenir e diagnosticar o câncer de mama, o Programa Amigo do Peito segue realizando todos os meses atendimentos em diversos bairros do Município. Na manhã desta quinta-feira (3), as mulheres do bairro de Maranguape II, foram contempladas com a iniciativa. O diferencial da ação de hoje, e de todas as outras ações que ocorrerão no mês de outubro, é em alusão a campanha Outubro Rosa. Para quem não conhece, o outubro rosa é conhecido mundialmente por lutar contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce.

A profissional de saúde da Prefeitura, Eline vieira, comentou sobre a ação e frisou a importância de fazer o autoexame. “É importante ter essa campanha para sensibilizar e ensinar as mulheres a fazerem o autoexame. A mulher deve estar totalmente tranquila. O momento adequado para fazer é durante o banho ou em frente ao espelho. A orientação além do toque, é observar a temperatura e se na mama tem alguma alteração de cor”, ressaltou a servidora.

Edilene Laurentino é moradora do bairro há 30 anos e sempre participa da ação. “Eu fico muito feliz sempre que a prefeitura manda os profissionais de saúde para cá, eu participo sempre, porque na minha família tem casos de câncer de mama e já tem 20 anos que eu me cuido. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa, pois, assim como eu, a maioria que está aqui hoje depende do sus e não tem condições de fazer consultas particulares”, disse.

A enfermeira da USF de Maranguape II, Kathleen Campos, ressaltou a importância da ação e do outubro Rosa. “Esse é um mês especial, pois ele é dedicado as mulheres. É importante ter essa atenção voltada para esse público, pois muitas mulheres esquecem de fazer os exames, muitas vezes por conta da correria, porém, é importante que todas as mulheres saibam a importância dos cuidados com a mama. As mulheres com idades de 50 anos devem fazer os exames, já as mulheres de 40 que tiverem alguma queixa, é importante fazerem também”, concluiu a enfermeira.

O objetivo da Prefeitura através do programa é intensificar os cuidados e garantir que cada mulher consiga prevenir o temido câncer de mama. Até o final do mês outras comunidades serão beneficiadas com o programa. Arthur Lundgren II, Alameda, Loteamento Conceição, Janga e Mirueira estão na programação. Para realizar o exame de mamografia as mulheres precisam ter idade acima de 40 anos e estarem cadastradas na Unidade de Saúde da Família do bairro. Também é preciso apresentar um documento de identificação e o cartão SUS.