Mobilidade/Trânsito |

Paulista realiza sua primeira Expo Trânsito com programação repleta de atividades

A Escola Municipal Manoel Gonçalves, em Maranguape I, está sediando nesta terça-feira (24), a primeira edição da Expo Trânsito no Paulista. A iniciativa, coordenada pelas Secretarias Municipais de Mobilidade e Administração das Regionais e de Educação, é a culminância de toda a agenda que foi trabalhada durante o ano letivo com os alunos sobre a temática, trânsito.

“É um momento de evidenciar esses estudantes que estão criando, cada vez mais consciência, sobre os perigos acarretados pela imprudência e negligência nas vias e estradas. Acreditamos que educando nessa fase inicial da vida, nós teremos, no futuro, adultos engajados em prol de um trânsito mais seguro”, explicou Ícaro Barbosa, coordenador da Educação para o Trânsito do Paulista.

Outras entidades parceiras prestigiaram a iniciativa, caso do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual – BPRv; Detran-PE; e das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Bombeiros Civis, e do grupo de ciclismo “Bike Anjos Paulista”. A aluna, Beatriz Evelyn, 15 anos, da Escola Manoel Gonçalves, falou sobre o que achou da ação.

“Os acidentes de trânsito, atualmente, são muito frequentes. Por isso acho muito interessante a gente se conscientizar, para que quando estivermos na fase adulta, não termos o mesmo comportamento de alguns adultos que bebem e dirigem. Então é muito bom aprender e se conscientizar”, afirmou a estudante.

Ao todo, oito escolas da Rede Municipal foram convidadas para participar do evento. Uma das responsáveis pelo êxito da primeira Expo Trânsito do Paulista é a Glauber Giane, coordenadora de Projetos Multidisciplinares da Educação do município.

“Esse evento representa uma conquista enorme para o município. Estamos realizando um trabalho de formiguinha, no objetivo de que esses jovens estudantes sejam agentes multiplicadores de todas as informações que estão sendo disseminadas em sala de aula”, concluiu Glauber.

Também estiveram presentes na I edição da Expo Trânsito do Paulista, o chefe de Gabinete do prefeito Junior Matuto, Francisco Padilha; o Secretario Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues, e o Secretário Municipal de Educação, Carlos Ribeiro Junior.