IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Educação |

Educação do Paulista abre “Semana de Prevenção à Mutilação e ao Suicídio” na Escola Jaime Bolt

Conscientizando alunos de 9 a 17 anos sobre a prevenção e o combate ao suicídio, equipes da Secretaria de Educação do Paulista visitaram, na tarde desta quinta-feira (19.09), a Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold, localizada na comunidade do Alto do Bigode, na Vila Torres Galvão. O tema “Semana de Prevenção à Mutilação e ao Suicídio” foi abordado através de atividades musicais, contação de histórias e apresentações com o tema “Diga SIM á VIDA”, que estimularam o pensamento dos estudantes a procurarem ajuda psicológica quando houver algum pensamento ou vontade de atentar contra a vida.

O encontro foi dividido em dois momentos com um público do 3º ao 9º ano. Coordenando a iniciativa, Valdenize Honório contou a necessidade de incluir nas escolas temas tão importante como esse. “A ideia da iniciativa é atender ao público adolescente com estas palestras, pois, se tratam de alunos que estão nos anos finais do ensino fundamental. Porém, hoje, como estamos estreando a ação e a escola está no clima, não poderíamos deixar de fora os alunos menores, para falarmos da valorização da vida, a importância do abraço, reforçar os laços afetivos, amizades, etc. E com os jovens, trabalhamos a temática do Setembro Amarelo e também faremos atividades de conscientização para a prevenção do suicídio”, afirmou a gerente de Articulação Comunitária e Apoio Discente do município.

Além da equipe da Educação, esteve presente no local um representante do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) para explicar sobre a prevenção da violência na escola, disponibilidade de equipes especialistas para pessoas que pensam em cometer suicídio, entre outros temas.

“Já senti muita tristeza por ter sido vítima de bullying e até pensei em me machucar, mas, hoje não penso mais nisso”, afirmou a estudante Allana Marques, 13 anos de idade. Já a estudante, Kauany Rafaelly, 11 anos, explicou o que achou da palestra “Conheço uma menina que já se cortou porque estava chateada com a mãe, mas nunca pensei em fazer isso. Aprendemos aqui o que é empatia, pois, se colocando no lugar do outro as coisas serão diferentes e também não machucamos ninguém, para que a pessoa não se sinta mal, nem tenha um pensamento de se matar”, comentou.

Entusiasmada com a palestra, a gestora da Escola Jaime Gonçalves Bold, Rose Vieira, ressaltou a atenção em identificar situações de vulnerabilidade dos estudantes. “A escola também atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade psicológica, contudo, temáticas como esta acabam sendo trazidas para dentro das instituições, e isso influencia no desenvolvimento do aluno. Por isso, a importância dessas palestras nas unidades, para que estes estudantes sejam auxiliados, tanto por nós profissionais, como pelos colegas de classe”, concluiu.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441