Limpeza Urbana |

Equipe da limpeza urbana e comerciantes de Jd. Maranguape eliminam ponto de lixo em importante via do Paulista

Quem costuma passar pelo centro comercial do bairro de Jd. Maranguape, em Paulista, já deve ter percebido que um jardim está ocupando uma área onde antes só havia lixo acumulado. É que a equipe da limpeza urbana da prefeitura se juntou aos comerciantes da localidade para eliminar o ponto crítico usando a criatividade. Agora, sem sacolas e resíduos espalhados, a população pode transitar pela calçada com mais tranquilidade. A ação conjunta beneficia a Av. Brasil, que fica no limite com Olinda, deixando, inclusive, a entrada da cidade ainda mais organizada.

Apesar da criação do jardim, a equipe da limpeza urbana da cidade já havia tentado eliminar o ponto crítico do lixo outras vezes, por meio de ações educativas e de conscientização. Embora tenha tido êxito por um tempo, o trabalho no local não foi o suficiente. Foi aí que surgiu a ideia de ocupar o espaço com plantas. Essa iniciativa já havia sido realizada em outras comunidades, obtendo sucesso junto à população.

A vendedora de roupas e acessórios Sandra Oliveira reforçou que a sensação é de alívio após a criação do jardim. “O odor do lixo acumulado era muito forte aqui em frente ao nosso comércio. As pessoas jogavam de tudo nesse local. Agora, depois da ação, está uma maravilha. Torço para que fique sempre assim”, salientou a comerciante que atua há quase duas décadas.

O comerciante Olavo Carvalho, que possui uma loja de produtos de limpeza na via há 16 anos, ajudou a equipe da prefeitura durante a ação. Na visão dele, o trabalho educativo já deu certo. “Estou muito feliz de ter ajudado a equipe da prefeitura a eliminar esse ponto crítico de lixo. Agora, a situação está bem diferente. Todos estão felizes por aqui. Tenho certeza que a comunidade vai respeitar esse jardim e vai passar a colocar os sacos de lixo na porta de casa, esperando o caminhão passar”, destacou.

Os servidores da Secretaria Executiva de Serviços Públicos, Leonardo Amorim e Gilmar Marcolino conversaram com os comerciantes ao longo da semana e pediram o apoio deles para a criação do jardim. “Visitamos os comerciantes para conversar e informamos que iríamos acabar com esse ponto crítico de lixo. Muitos até não acreditaram no início, mas alguns logo ajudaram. Hoje, após a criação do jardim, estamos percebendo a colaboração de todos, inclusive, da população. Essa parceria que envolve o poder público e sociedade é muito importante”, disse Leonardo.

“Apesar da construção do jardim, vamos solicitar a empresa da limpeza urbana que disponibilize duas ou três funcionárias para continuar por aqui no bairro. As arte educadoras vão orientar a população quanto a proibição do lixo nesse local”, adiantou Gilmar.