Mobilidade/Trânsito |

Paulista inicia a Semana Nacional do Trânsito com palestra educativa

Quem compareceu ao auditório da saúde, localizado no centro administrativo, na manhã desta quarta-feira (18.09), pôde acompanhar de perto o início da Semana Nacional do Trânsito, com o tema: "No trânsito, o sentido é a vida. Por uma mobilidade humana”. Na ocasião, houve palestra sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a entrega de tablets aos alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais e a Secretaria de Educação, visa ensinar, desde cedo, aos alunos o quão perigoso o trânsito pode ser. Pensando nisso, aconteceu este ano a I edição de redação sobre trânsito que ocasionou a entrega dos tablets aos autores das melhores redações.

Glauber Giani representante da Secretaria de Educação falou sobre a importância dessa parceria. “Esse trabalho não é fácil, mas é gratificante poder combater qualquer tipo de acidente no trânsito, é importante falarmos sobre educação no trânsito nas escolas, podendo assim ensinar desde cedo o que deve ou não fazer enquanto pedestres ou mesmo condutores”, disparou a gestora.

A estudante da Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves, Tainá Oliveira, do 9º ano, ganhou o primeiro lugar e comentou sobre o dever de cada aluno, em entender desde cedo sobre assuntos como esse. “Eu vou levar minha participação nesse evento pra toda vida, aprendi muito com tudo que foi apresentado e principalmente, aprendi que devemos nos preocupar mais com o bem mais precioso que a gente tem que é a nossa vida”, disse a aluna.

No encontro desta manhã, foi ressaltada a importância de todos, sobre a conscientização no trânsito. Independente da idade, foi mostrada a é importante que todos andem de mãos dadas e entendam que o conhecimento sobre o trânsito é dever de cada um. Os condutores devem ficar atentos a tudo ao seu redor, assim como os pedestres, parar e observar é o primeiro passo para a diminuição de acidentes no trânsito.

O agente de Trânsito do município, ícaro Barbosa, fez uma retrospectiva e mencionou as diversas ações que a prefeitura já promoveu. “Esse ano a parceria com a secretaria de educação foi muito forte, graças a deus já atingimos quase toda a rede de ensino. Fora as outras ações que já promovemos, o Capacitrânsito, por exemplo, é uma oportunidade de trazer pessoas que estão fora do mercado de trabalho, qualificando e acrescentando algo a mais no currículo.  A prefeitura vem trabalhando sem parar, para a melhoria do trânsito no nosso município”, concluiu o agente.