Saúde |

População pode diagnosticar a Filariose em ação da Saúde no bairro da Mirueira

Quem mora na comunidade da Mirueira, em Paulista, pode participar nesta segunda-feira (16), terça-feira (17) e quarta-feira (18) de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde que vai oferecer exame gratuito para diagnóstico da Filariose. A iniciativa vai ocorrer, a partir das 14h, na Associação de Moradores da Mirueira 2. Ao todo, 400 testes serão disponibilizados na oportunidade.

Normalmente, esse tipo de exame só é realizado no período da noite, após as 23h. O diferencial dessa ação é que por se tratar de um teste FTS o procedimento poderá ser feito a qualquer hora. O melhor: o resultado do exame será divulgado em apenas 10 minutos. A iniciativa faz parte do Programa de Erradicação da Filariose e conta com o apoio da I Geres.

A Filariose se caracteriza pelo alojamento de parasitas no sistema linfático, gerando um inchaço extremo dos membros. É causada por vermes conhecidos como filárias, que são transmitidos através da picada de mosquitos. A doença, em um estágio avançado, resulta no engrossamento de pele, alta concentração de melanina e aumento excessivo do membro afetado, semelhante a uma pata de elefante.

SERVIÇO:

O que – Ação disponibiliza teste de Filariose na Mirueira;

Quando – Nesta segunda, terça e quarta-feira, das 14h às 17h;

Onde – Associação de Moradores da Mirueira 2 (Espaço Sem Compromisso, S/N, Mirueira).