Políticas Sociais |

III Fórum da Juventude debateu políticas públicas no Paulista

Com o auditório da Saúde lotado de jovens, Paulista sediou nesta quinta-feira (12.09) o III Fórum da Juventude. O encontro, que reuniu um público com idade entre 15 a 29 anos, teve como objetivo levar para cada um deles a responsabilidade de conhecer e entender sobre políticas públicas, fazendo com que todos participantes conheçam seus direitos e busquem por eles.

Pernambuco como um todo vem aprimorando as políticas pública com esses jovens e o município do Paulista vem cada vez mais entendendo que é necessário que eles precisam conhecer os seus direitos e lutar por eles.

A superintendente da Secretaria de Política de Prevenção à Violência e às Drogas, Adriana Luz, ministrou palestra no evento e comentou sobre a importância do fórum. “Todos os jovens devem conhecer seus direitos, pois, através deles, os jovens podem realizar o que quiser, quando a gente conhece nossos direitos, fica ainda mais fácil lutar por eles”, ressaltou a gestora.

O município tem uma casa que dá apoios aos jovens através de movimentos juvenis, além de ajudar na formação política e cidadã dos mesmos. Os jovens desse movimento se fizeram presente hoje no evento pela busca de representação e luta pelos direitos civis.

A coordenadora da casa da Juventude, Elaine Souza, ressaltou a necessidade de existir políticas públicas para esse segmento. “Esse fórum é de suma importância para a vida desses jovens que estão aqui presentes. Através desse debate eles vão poder construir propostas e garantir os direitos do segmento e, consequentemente, efetivando as políticas públicas para os mesmos”, disse.

Kelly Oliveira, aluna da Casa da Juventude, comemorou a realização do evento. “Eu acho muito importante esse debate, porque os jovens devem ficar mais atentos sobre o que são as políticas públicas. A nossa juventude tem que entender que temos direitos e para lutar por eles, devemos conhecer bem”, completou a jovem.

A gestão de Júnior Matuto vem trabalhando de maneira contínua para melhorar ainda mais o município. E uma das formas desse trabalho é introduzir a juventude no lugar de destaque. “Como prefeito, eu fico muito feliz em participar desse tipo de evento. A juventude protagonizar decisões futuras, decisões de coisas que mais para frente eles vão viver, é muito importante. Andar de mãos dadas com as pessoas que vão estar em um futuro bem próximo à frente de todo o processo, para nós que fazemos parte da gestão, é de grande importância”, concluiu o prefeito.