Segurança e Mobilidade |

Comitê de Governança e Gestão do programa “Em Frente, Brasil” se reúne pela primeira vez no Paulista

O Centro Integrado de Segurança (CIS) do Paulista sediou, na manhã desta segunda-feira (09), a primeira reunião do Comitê de Governança e Gestão do programa “Em Frente, Brasil”. O momento serviu para as autoridades, que estão coordenando a iniciativa, avaliarem os resultados dos 11 primeiros dias de operação na cidade. O comitê foi instituído na última semana.

Os dados abordados durante o encontro se referiam aos índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), entre outros. Os representantes de cada órgão operante no projeto, tiveram acesso a um balanço comparativo sobre às ações criminosas praticadas no município. O estudo apontou uma diminuição no número de homicídios de 30 de agosto a 09 de setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse prazo de 11 dias coincide com a atuação da Força Nacional na cidade.

“O Comitê de Governança e Gestão do programa ‘Em Frente, Brasil’ vem para ser uma importante ferramenta de avaliação. Durante as reuniões periódicas que serão realizadas quinzenalmente, iremos discutir todas as questões que envolvem o programa, para traçarmos metas e encontrar diretrizes que tornem o trabalho cada vez mais eficiente”, destacou Manoel Alencar, secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista.

Todos esses dados estarão disponíveis para a população da cidade já nesta quarta-feira (11), em reunião aberta no Plenário da Câmara dos Vereadores, a partir das 09h. A expectativa é de que com o compartilhamento das informações, a sociedade venha a ter condições de fazer um acompanhamento mensal da operação.

Representando a Polícia Militar, o comandante do 17º BPM, o tenente-coronel Marcos Ramalho, falou sobre a importância da relação entre os órgãos que coordenam a iniciativa para a construção de um trabalho ainda mais solido.

“Esse tipo de reunião vem para possibilitar a análise do que o programa vem assegurando. Nosso objetivo principal é a redução da violência no município, em especial, a diminuição nos índices de homicídios e crimes contra o patrimônio. Há dois anos que já estamos observando uma diminuição considerável nesses números, porém, com a chegada do esforço do Governo Federal, nós entendemos que vamos ter números ainda melhores, que vão refletir, sem dúvida nenhuma, na sensação de segurança da população”, destacou Ramalho.