Saúde |

Crianças com microcefalia assistidas pelo município recebem cadeiras de rodas adaptadas

“Eu não tenho como descrever a gratidão que a gente está sentindo da fundação e do município do Paulista, por proporcionar esse momento para as nossas crianças”. Foram com essas palavras que a paulistense Verônica Santos, mãe de João Guilherme de três anos, definiu a entrega das 44 cadeiras de rodas adaptadas fornecidas pela Fundação Gentil Afonso Durães as crianças com microcefalia assistidas por seis municípios, entre eles, Paulista nesta quinta-feira (22), no Centro Administrativo, em Maranguape I.

Bastante emocionado, o Presidente da Fundação, Eloizo Durães falou sobre esse trabalho desenvolvido nesses 15 anos de história.  “Eu vejo isso como compromisso da gente como ser humano de ajudar as pessoas que precisam, e é muito emocionante escutar o depoimento de cada mãe, e fazemos isso sem querer nada em troca, pois precisamos ter caridade e amor ao próximo”, ressaltou.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart esclareceu que a microcefalia é adquirida a partir do zika vírus, que é um problema de saúde pública. “Umas das prioridades do município, são essas crianças com microcefalia, continuamos dando assistência a essas mães, como por exemplo, o leite e óculos de grau. Além disso, a gente incluiu essas crianças no programa Remédio em Casa, com isso, as mães não precisam se deslocar até uma farmácia.  Essas mães também tem a garantia de dois carros exclusivos para levar  suas crianças as terapias e uma novidade é que nós estamos agora fazendo aquisição de um carro maior para que elas possam colocar as cadeiras e a gente vem desenvolvendo  o nosso trabalho de forma diferenciada em Pernambuco”, frisou.

Além dela, o Vereador do município, Eudes Farias também esteve na entrega, o mesmo, foi autor da lei: Semana Municipal de Prevenção e Combate a Microcefalia sancionada em 2017  e  um dos responsáveis pela parceria do município com a Fundação Gentil Afonso Durães e a Empresa SP Alimentação e Serviços LTDA que fornece, mensalmente, uma cesta básica e dois pacotes de fraldas descartáveis para as crianças.