Educação |

Educação do Paulista recebe premiações e alcança resultado satisfatório no IDEPE

A educação do Paulista tem motivos de sobra para comemorar. É que dessa vez, o ensino municipal alcançou um dos seus melhores resultados na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), no qual o município vem se destacando bastante nos últimos cinco anos. Na região metropolitana do Recife, Paulista alcançou o primeiro lugar nos anos iniciais (que são os cinco primeiros anos do ensino fundamental) e o segundo lugar nos anos finais (do sexto ao nono ano). O evento para entrega da premiação aconteceu no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Olinda, e foi coordenado pela Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte.

De acordo com o secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, esse resultado é fruto de um trabalho conjunto da Secretaria, professores e gestão escolar. “A gestão do prefeito Junior Matuto vem fazendo um trabalho muito satisfatório de planejamento, formações e acompanhamentos pedagógicos e isso tudo reflete de maneira bastante positiva no aprendizado dos alunos. Estamos avançando consideravelmente nos últimos anos”, disse.

As escolas premiadas esse ano foram a Gêlda Amorim, Marília Russel e Irmã Assunta, coordenadas pelas diretoras Ednelza Cabral, Adriana do Espírito Santo e Ana Paula Cantinha, respectivamente. A Rede Municipal de Ensino do Paulista conseguiu atingir um dos melhores resultados do  Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), do Ministério da Educação. De acordo com os dados fornecidos pelo IDEPE, o município alcançou o índice de 4,9 no ano de 2018 comparado ao ano de 2017, quando atingiu a marca de 4,5, nos anos iniciais (do primeiro ao quinto ano). Já nos anos finais, correspondentes do sexto ao nono ano, a rede atingiu 4,1 em 2018, quando no ano de 2017 alcançou a marca de 3,6.

IDEPE - Através de um conjunto de fatores que são analisados dentro das escolas, o IDEPE traça um panorama geral sobre a qualidade de ensino das redes públicas, focando principalmente na rede pública municipal e a rede pública estadual. A gerência das escolas recebe o resultado do ranking por unidades de ensino, onde consegue avaliar o desenvolvimento. Dessa forma, é realizado um trabalho diferenciado, especialmente nas escolas que tiveram o resultado baixo. Controlando, desenvolvendo projetos para a melhoria e incentivando os profissionais da educação.