Segurança e Mobilidade |

Programa Nacional de Enfrentamento à Violência é apresentado em reunião do Conselho Municipal de Segurança

O Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista recebeu na manhã desta quinta-feira (08), mais uma reunião do Conselho de Segurança Pública do município. Na ocasião, estiveram presentes os representantes da Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP), Daniel Barcelos e Ronney Mitsui, que aproveitaram o momento para apresentar o projeto piloto do Programa Nacional de Enfrentamento a Criminalidade Violenta. Além de Paulista, Cariacica (ES), Ananindeua (PA), São José dos Pinhais (PR) e Goiânia (GO) fazem parte desse projeto pioneiro. A iniciativa visa diminuir o número de crimes no País.

“Será um projeto piloto onde cinco cidades do Brasil foram contempladas. Vai ser uma ação conjunta entre município e estado com o reforço da União, para juntos trabalhar a melhoria socioeconômica de cada município”, destacou o diretor adjunto do SENASP, Ronney Mitsui.

Paulista vem investindo em segurança pública, são 16 câmeras e outras 50 em processo de instalação por todo o município; tem o telefone 153 da Guarda Municipal que fica à disposição, além do aplicativo Paulista Conectado, uma ferramenta digital que estreita a relação do cidadão com o poder público. Através desses canais de comunicação a população consegue notificar a gestão de forma mais prática e rápida.

O município também dispõe da Patrulha Cidadã Escolar, programa que promete garantir mais segurança nas 62 escolas da rede municipal e em mais quatro da rede estadual. O programa consiste em rondas, por meio de moto patrulhamento, e palestras educativas para todos os estudantes matriculados na rede. A ronda ostensiva escolar são feitas por três duplas de moto-patrulheiros nas áreas internas e nos entornos das unidades de ensino.

Manuel Alencar, secretário de Segurança Cidadã e defesa Civil, destacou a importância do projeto. “Através dessa reunião, os representantes do SENASP trouxeram ao nosso conhecimento o projeto piloto em que Paulista foi contemplado. A população terá acesso a diversas atividades sociais. Esse projeto será bem importante para o nosso município”, ressaltou o gestor.