Mobilidade/Trânsito |

Rodovias estaduais voltam a ser fiscalizadas pelos agentes de trânsito do Paulista

Após um período de 141 dias sem fiscalizar as rodovias estaduais, os agentes de trânsito do Paulista voltaram a atuar, nesta quinta-feira (1º.08), nas PEs que cortam o município. A medida foi oficializada após a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista anunciar uma readequação no convênio celebrado com o Departamento de Estrada de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), que redefiniu a atribuição de cada órgão para melhor atender a população.

Com isso, volta a ser incumbência do município o cumprimento das normas estabelecidas na legislação de trânsito nas PEs 01, 15 e 22. Ao todo, 40 profissionais do Paulista estarão trabalhando, diariamente, para garantir a mobilidade urbana nestes pontos. O trabalho chega para se juntar ao serviço que já vinha sendo prestado pelos educadores de trânsito do município.

Para auxiliar o Governo do Estado na tarefa de fiscalização, os agentes municipais vão contar com o apoio de três viaturas, 11 motos e um caminhão do tipo reboque, todos os veículos recém adquiridos pela atual gestão. A expectativa é de que com esse reforço, a Prefeitura consiga ajudar a reduzir os números de acidentes nas rodovias estaduais e a melhorar a questão da mobilidade urbana de uma maneira geral.

INÍCIO DA FISCALIZAÇÃO:

Já no primeiro dia de operação envolvendo os agentes de trânsito do Paulista nas rodovias estaduais, uma motocicleta e um carro de passeio foram apreendidos e encaminhados ao depósito do Detran-PE. O carro estava com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado, enquanto a moto estava sendo pilotada por uma condutora sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, os condutores terão de se dirigir até o bairro da Iputinga, NO Recife, onde fica a sede do Detran-PE, para fazer a retirada dos veículos.

NOVIDADES: Uma das novidades do novo convênio diz respeito ao atendimento às ocorrências de acidentes nas rodovias. Os agentes do Paulista terão como atender, a partir de outubro, os casos de colisão sem vítimas e com autonomia para preencher o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT), o que antes só era feito pelos policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que continuam atendendo as ocorrências envolvendo vítimas.

Outro destaque tem relação com o trabalho conjunto que será desenvolvido nas rodovias. Os servidores municipais e estaduais vão realizar ações em pontos estratégicos para coibir infrações e reduzir os números de acidentes. A expectativa é de que nos próximos meses, as câmeras de videomonitoramento da prefeitura, instaladas nas rodovias, também possam ser usadas para planejar ações que garantam mais mobilidade.