Mobilidade/Trânsito |

Paulista forma mais uma turma no projeto “Capacitrânsito”

“Trabalho há 14 anos como motorista, e durante esse tempo, presenciei várias mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por isso acredito que é de suma importância, quem vive de dirigir, como eu, buscar se atualizar e enriquecer cada vez mais os conhecimentos para não cair em situações desconfortáveis no dia a dia”, relatou o carreteiro, Gilson Farias, 41 anos.

Assim como o Gilson, mais 15 condutores estiveram, nesta quarta-feira (31), no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Esportes, em Maranguape I, para participar do projeto “Capacitrânsito”, iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração que vem ofertando, aos profissionais do volante, conhecimentos sobre as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O conteúdo do curso, ministrado por agentes de trânsito do Paulista, gira em torno de informações importantes do dia a dia do condutor, como velocidade máxima permitida por via, preferência em rotatórias, preferência em cruzamentos, sinalização vertical e horizontal, sinais sonoros emitidos pelos agentes de trânsito, entre outros. Tudo isso é visto em um único dia de aula, e os participantes já saem com os seus certificados em mãos.

Adriano Chaves, 39 anos, foi um daqueles que enxergaram no curso a oportunidade de qualificar o currículo para o mercado de trabalho competitivo. “Moro em Abreu e Lima e soube do projeto na Agência de Trabalho de Paulista. É importantíssimo ter um diferencial hoje em dia para conseguir uma oportunidade e eu vim aqui atrás disso”, destacou o motorista.

EM PARALELO:

Com os profissionais mais bem informados e conscientes dos seus papéis no trânsito, a Prefeitura do Paulista espera alcançar algumas metas a curto e médio prazo, como: reduzir os números de acidentes e melhorar a questão da mobilidade urbana.