Mobilidade/Trânsito |

No Paulista, ação educativa sobre segurança no trânsito conscientiza motociclistas na PE-15

“Eu causei o meu acidente. Há 15 anos, em uma festa de família, comecei a ingerir bebida alcoólica com os amigos, onde também estavam minha esposa e meus filhos. Trouxe minha família para casa de táxi, e depois peguei minha moto na intenção de voltar para a festa e beber a ‘saideira’. Voltando para casa, já estava bastante embriagado quando fiz uma curva e não me equilibrei... Caí com a coluna no meio fio e sofri uma lesão medular grave, o que hoje me deixou cadeirante. Como ainda estava de capacete, consegui me livrar de algo pior. Fiquei dois meses internado, e a partir desse momento tudo se tornou difícil para mim e minha família, que renunciou trabalhos e estudos para cuidar de mim”. Esse é o depoimento do jovem Jaime Tertuliano, que atua sensibilizando condutores e motociclistas com a equipe da Blitz Lei Seca do Governo do Estado. Nesta terça-feira (30), ele participou de uma ação da Secretaria de Mobilidade e Adm das Regionais do Paulista, na rodovia PE-15, em frente ao TI Pelópidas da Silveira, no Centro do município.

A iniciativa foi realizada em alusão ao “Dia do Motociclista”, comemorado em 27 de julho, e buscou conscientizar e incentivar a redução dos acidentes de trânsito na cidade, através da distribuição de panfletos que alertaram para os riscos da mistura bebida alcoólica e direção.

Os folhetos também chamaram a atenção dos motociclistas para a importância do uso dos equipamentos de segurança, a exemplo do capacete, que previne em cerca de 70% o risco de traumatismos crânio-encefálicos em um eventual incidente.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Paulista, Ícaro Barbosa, fez questão de citar números recentes para deixar uma mensagem aos motociclistas. “Está comprovado que a maioria dos acidentes no trânsito envolve motociclistas, e recentemente o DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre) disponibilizou alguns dados, onde mostra que no Brasil tivemos um percentual de mais de 50 mil sequelados em apenas três meses em decorrência de acidentes de trânsito, e muitos deles até acontecem mortes tanto para motociclistas como para pedestres. Precisamos conscientizar a população para diminuirmos esses índices alarmantes”, declarou o agente de trânsito.

Passando pelo local e recebendo os folhetos, a motociclista, Tiara Gonçalves, alega a necessidade da atenção e do cuidado no trânsito. “A informação é sempre importante quando o assunto é trânsito, pois, muitas vezes é sabido das regras, mas nem sempre buscamos praticá-las. E esta panfletagem alerta ao piloto sobre todos os riscos que uma mistura do álcool com a moto pode causar”, concluiu.