Gabinete do Prefeito |

Prefeitura e Arquidiocese unem forças para apoiar os catadores de resíduos que atuam no município

Representantes do Paulista e da Arquidiocese de Olinda e Recife se reuniram nesta segunda-feira (22) para iniciar a construção de um plano de ação em prol dos catadores de resíduos sólidos da cidade. O encontro ocorreu no edifício-sede da Prefeitura, no Centro.  A convite da instituição católica, o município vai ampliar o apoio institucional ao segmento, unindo forças em iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores.

O ponta pé inicial desse plano de ação foi realizado pela equipe da Arquidiocese de Olinda e Recife, que visitou a associação e a cooperativa de catadores em funcionamento na cidade. Com o diagnóstico em mãos, será possível realizar ações conjuntas com a prefeitura para ajudar as pessoas que realizam este tipo de atividade no município.

“Muitos desses catadores, inclusive, se encontram em situação de vulnerabilidade, podendo ser beneficiado pelos programas sociais”, comentou o secretário interino de Políticas Sociais e Esportes do município, Francisco Padilha, que recebeu pessoalmente os representantes da arquidiocese. O titular da pasta se colocou à disposição e toda equipe que chefia para fazer parte desse trabalho.

Embora tenha sido convidado a participar, o município do Paulista já vem atuando ao lado dos catadores da cidade. Uma das recentes ações em prol do segmento ocorreu nesse primeiro semestre, e contou com a parceria de uma instituição privada e do Governo do Estado. Através de uma formação, o município buscou incentivar os trabalhadores a participarem de cooperativas existentes, ou até mesmo formalizarem a própria cooperativa de resíduos sólidos recicláveis.

No encontro realizado nesta segunda-feira (22) marcaram presença também os secretários-executivos de Saúde, Maria Clara Rodrigues, e o de Meio Ambiente, Dimitri Teles. Chefiando a equipe da Arquidiocese, compareceu o Dom Limacêdo Antônio da Silva; além de representantes de grupos de catadores de resíduos sólidos.