Meio Ambiente |

Mata do Frio será contemplada com ação de limpeza neste sábado

O “Parque Natural Municipal Mata do Frio” recebe, neste sábado (20), uma importante ação ambiental. É que estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), integrantes do movimento ambiental “Xô Plástico” e representantes do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista estarão no local, das 08h30 às 11h, para remover resíduos e lixos que foram descartados irregularmente na unidade de conservação.

A expectativa é de que 30 pessoas participem desta iniciativa, que também faz alusão a campanha “Julho Sem Plástico”, movimento que surgiu em 2011 para chamar a atenção da sociedade para os problemas decorrentes da utilização do “plástico uso único”.

O Parque do Frio possui uma área de mais de 40 hectares de Mata Atlântica. A área verde, considerada um dos “pulmões” da cidade, é constantemente monitorada pela equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) do Paulista, para que não haja invasão, desmatamento e construções irregulares no local.

PARCERIAS EXITOSAS:

Durante o ano de 2019, a equipe da SEMA realizou diversas parcerias com órgãos ambientais para garantir a manutenção da biodiversidade no município. Abaixo você confere algumas dessas parcerias.

- Trabalho conjunto com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para combater invasões, desmatamento e construções irregulares nas unidades de conservação municipais.

- Parceria com a Secretaria Municipal de Educação para incentivar os alunos da Rede a realizarem o plantio de mudas adquiridas através de processos compensatórios.

- Parceria com a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA) para reprimir qualquer tipo de crime contra a fauna silvestre, como a criação irregular de animais em cativeiro.