Limpeza Urbana |

Ação educativa com foco no descarte correto do lixo é realizada em Jardim Paulista Baixo

O descarte correto do lixo foi tema de uma blitz educativa, nesta sexta-feira (05), em Jardim Paulista Baixo. A ação, coordenada por uma equipe da diretoria de Limpeza Urbana do Paulista, serviu para orientar transeuntes e comerciantes sobre a importância do respeito aos dias e horários da coleta de lixo domiciliar.

Na oportunidade, seis educadoras ambientais se encarregarem de dialogar com quem passava pela Av. Dom Hélder Câmara, considerada a via do comércio local, onde existem farmácias, lojas e, inclusive, o Mercado Público do bairro. O coordenador de Limpeza Urbana do Paulista, Gilmar Marcolino, falou sobre a iniciativa.

“Hoje estamos no bairro de Jardim Paulista Baixo, mas esta ação vem acontecendo em todo o município. O principal intuito é promover uma conversa, principalmente, com os comerciantes para orienta-los a descartarem seus lixos nos horários e dias apropriados. Essa simples atitude nos previne de diversos problemas, até mesmo de saúde”, afirmou Gilmar.

Para fixar a ideia na mente das pessoas, a equipe distribuiu folhetos informativos contendo os horários e os dias da coleta de lixo domiciliar, além dos meios de comunicação que viabilizam o contato da população com a gestão.

A dona de casa, Marilucia Almeida Alexandre, informou que mora em Jardim Paulista Baixo há 35 anos. Ela mostrou total descontentamento com os próprios morados do bairro, que descartam lixo fora do dia e horário da coleta domiciliar. “A falta de consciência da população resultou, infelizmente, na aglomeração de um monte de lixo em frente à minha casa. O interessante é que o caminhão da coleta de lixo domiciliar passa diariamente aqui no bairro, mesmo assim, as pessoas insistem em continuar agindo de forma errada”, comentou a moradora.

Vale destacar que a Prefeitura segue disponibilizando o aplicativo de celular “Paulista Conectada” para que a população faça denuncias referentes à limpeza urbana, manutenção da iluminação publica, ou de qualquer outra demanda atribuída ao órgão municipal. A ferramenta digital funciona os sete dias da semana, durante 24h.