Segurança e Mobilidade |

Patrulha Cidadã Escolar chega para fortalecer a política de prevenção à violência e enfrentamento às drogas

O segundo semestre letivo vai contar com uma novidade na área da segurança em Paulista, na Região Metropolitana. Trata-se do programa “Patrulha Cidadã Escolar”, que promete garantir mais segurança nas 62 escolas da rede municipal e em mais quatro da rede estadual. A iniciativa chega para fortalecer a política de prevenção à violência e enfrentamento às drogas nas unidades de ensino da cidade.

O programa consiste em rondas, por meio de moto patrulhamento, e palestras educativas para todos os estudantes matriculados na rede. A ronda ostensiva escolar será feita por três duplas de moto-patrulheiros nas áreas internas e nos entornos das unidades de ensino. Ao todo, 15 guardas municipais estão compondo a equipe do programa, sendo 12 patrulheiros e três agentes no corpo técnico. A expectativa é de que esse efetivo atenda a 22 mil estudantes.

Com a iniciativa, que vem para reforçar as que já existem, a exemplo do Propaz e PROERD que introduzem a cultura de paz nas unidades de ensino, a gestão municipal espera prevenir possíveis casos como conflitos envolvendo alunos; depredação ao patrimônio; uso indevido de drogas; entre outros. O retorno das atividades escolares no Paulista está previsto para o dia 23 de julho.

“A Patrulha Cidadã Escolar surgiu de uma preocupação da gestão com a segurança dos alunos, dos professores e também dos gestores da nossa rede. Toda iniciativa que estimule a prevenção da violência na sociedade, principalmente, na comunidade escolar, representa um grande esforço para a construção da verdadeira cidadania”, pontuou Manoel Alencar, secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista.

O acionamento das patrulhas será feito via Centro Integrado de Segurança - CIS, através de seus canais de comunicação, como o aplicativo de celular “Paulista Conectada” e a central telefônica 153. O horário de atendimento da “Patrulha Cidadã Escolar” nas escolas municipais será das 06h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Durante os finais de semana, período onde não existem as atividades escolares, os patrulheiros estarão direcionando os serviços para as principais áreas de lazer da cidade, como o Forte de Pau Amarelo, o Ecoparque das Paineiras, o Parque Aurora e a Orla da Praia do Janga.