Saúde |

Olhar Paulista entrega nova remessa de óculos para alunos de 14 escolas municipais

“Eu sempre fechava os olhos quando a luz batia neles. Eu nem enxergava direito, mas agora estou vendo tudo direitinho. Achei meu óculos muito legal e gostei bastante dele. Eu também gostei muito da consulta e queria que o oculista ajudasse todas as criancinhas para elas não sofrerem, como eu sofria”. Esse é o relato de Thaylane Vitória, de seis anos, aluna da Escola Municipal Abelardo Sales, no bairro de Jaguaribe. Ela recebeu um dos 80 óculos entregues pelo Programa Olhar Paulista, em evento que ocorreu nesta quinta-feira (27.06), na unidade de ensino em que estuda.

Responsável pela entrega, o prefeito Junior Matuto destacou a importância do programa para a garotada e também para o município. “Sabemos a importância inclusiva não só na questão pedagógica, mas também na questão da visão e da saúde dessas crianças, onde melhora o desempenho, melhora o aprendizado e isso para a gente é muito importante. Não entregamos só por entregar. Fizemos questão de tornar esse programa uma Lei no município, até porque é uma ação que veio para ficar”, argumento o gestor municipal.

A secretária de Saúde, Fabiana Bernart, explicou a necessidade do uso dos óculos pelos alunos da rede que tem algum tipo de problema visual. “Esse é um programa de prevenção. Nosso objetivo é que o aluno consiga acompanhar o aprendizado e o ano letivo, porque a gente entende que sem a visão ou com dificuldade visual esse aluno não vai conseguir assistir aula ou ter um bom aproveitamento. Esse programa é fundamental para o município e ele contempla alunos de seis a 12 anos da rede. É um programa que vem dando certo no município e virou uma marca do governo Junior Matuto”, frisou.

Além dos alunos Abelardo Sales, estudantes de mais 13 escolas municipais receberam os óculos. Neste ano 137 óculos já foram entregues para os alunos da rede. Durante o evento de entregam os vereadores Camelo do Seguro e Eudes Farias marcaram presença e participaram deste momento de alegria para a criançada.