Segurança e Mobilidade |

Programa "Patrulha Cidadã Escolar" é lançado no Paulista

Para garantir mais segurança nas unidades de ensino, a Prefeitura do Paulista lançou, nesta quarta-feira (26), em Maranguape I, o programa “Patrulha Cidadã Escolar”. A cerimônia de lançamento da iniciativa contou com a participação do prefeito Junior Matuto, de secretários municipais, representantes da polícia civil e militar, além de outras autoridades.

Coordenado pelas pastas de Segurança Cidadã e Defesa Civil e de Educação do Paulista, o programa consiste em rondas e palestras educativas de combate à violência e de prevenção às drogas para os alunos da rede, além de patrulhamento da guarda municipal através de motos nas 62 escolas municipais e em mais quatro escolas estaduais.

“A Patrulha Cidadã Escolar surgiu de uma preocupação da gestão com a segurança dos alunos, dos professores e também dos gestores da nossa rede. Toda iniciativa que estimule a prevenção da violência na sociedade, principalmente, na comunidade escolar, representa um grande esforço para a construção da verdadeira cidadania”, pontuou Manoel Alencar, secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista.

Ao todo, 15 guardas municipais vão compor a equipe do programa, sendo 12 patrulheiros e três agentes no corpo técnico. A expectativa é de que esse efetivo atenda a 22 mil estudantes. Carlos Júnior, secretário de Educação do Paulista, fez questão de falar sobre a sua expectativa em relação ao projeto.

“A violência se combate com a prevenção e esse projeto vem para trabalhar, justamente, um conjunto de medidas que evitem o desvio de conduta dentro do ambiente escolar. As expectativas são muito positivas e esperamos que a “Patrulha Cidadã Escolar” vire referência no âmbito estadual”, destacou o secretário.

Durante os finais de semana, período onde não existem as atividades escolares, os patrulheiros estarão direcionando os serviços para as principais áreas de lazer da cidade, como o Ecoparque das Paineiras, Parque Aurora e a Orla da praia do Janga.

O prefeito Junior Matuto encerrou destacando a importância do programa para o município. “Mais uma parceria que está sendo firmada entre a prefeitura do Paulista e as polícias Civil e Militar. Isso aqui é um importante passo que estamos dando em direção à segurança pública preventiva”, concluiu o Matuto, agradecendo ao governador Paulo Câmara.