Desenvolvimento Urbano |

Audiência Pública debate o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) no Paulista

O auditório do bloco C da Universidade Joaquim Nabuco (UNINABUCO), no Centro, sediou, nesta quinta-feira (20), uma audiência pública para tratar do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife – PDUI/RMR. A iniciativa teve como objetivo o mapeamento de ideias e/ou sugestões que ajudem na elaboração desse projeto.

Previsto no Estatuto Metrópole, Lei Federal que estabelece regras para a governança integrada de grandes aglomerados urbanos que envolvam mais de um município, o PDUI é um grande instrumento de gestão que define os caminhos para o desenvolvimento regional estratégico. O projeto está sob a responsabilidade da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).

“O Governo do Estado teve a sensibilidade de entender que não adianta focar e medir esforços apenas na capital pernambucana. O que tem que ser feito é uma integração entre os municípios da RMR. O que estamos vivenciando aqui hoje é um momento de mobilização onde estão sendo coletadas, por meio do debate, as sugestões e propostas que possam contribuir com a elaboração dessa importante ferramenta de políticas públicas”, afirmou o prefeito Junior Matuto, destacando que Paulista exerce um papel de protagonista na RMR.

Paulista foi o segundo município da RMR a receber essa audiência pública. Ao todo, 13 outras reuniões serão realizadas até o mês de julho, uma por cada município da região. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Robertinho Couto, falou sobre a importância do PDUI.

“O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado vem para traçar metas e objetivos de cidades que são conexas, circunvizinhas. Matérias que precisam ser altamente bem elaboradas para melhorar a qualidade de vida da população, tendo em vista que são matérias transversais, como coleta de lixo, turismo, cultura, mobilidade. Discutir de forma conjunta os problemas que envolvem os municípios da RMR é o primeiro passo para encontrarmos soluções que nos levem a um crescimento ordenado”, frisou o secretário.

Já a presidente da Agência Condepe Fidem, Sheilla Pincovsky, falou sobre objetivo dessa série de audiências públicas que estão sendo realizadas nos municípios da RMR. “A nossa preocupação aqui é em tratar das questões que os municípios individualmente não têm capacidade de resolver, o que chamamos de funções públicas de interesse comum. No caso, o que estamos fazendo é uma leitura da Região Metropolitana supra municipal”, destacou a gestora.

Pelo grande envolvimento do público, seja por representante da sociedade civil, do comércio, do poder legislativo municipal, entre outros, a audiência foi considerada um sucesso. Quem não conseguiu participar, não deve se preocupar. A Agência Condepe/Fidem está abrindo um prazo de cinco dias para que a população possa contribuir com propostas. O contato deve ser feito por meio do site www.pdui-rmr.pe.gov.br.