Turismo |

Festa de São João do Paulista começa nesta sexta-feira (21) na Praça João Pessoa

Chegou a hora de comemorar o São João! E o município do Paulista, na Região Metropolitana, sabe bem como celebrar essa tradicional festa nordestina. Os festejos juninos da cidade têm início nesta sexta-feira (21.06), às 19h, na Praça João Pessoa, no Centro. Um palhoção foi montado e ornamentado no pátio de eventos para receber os shows durante os quatro dias da programação (21 a 24 de junho).

Nesse primeiro dia do evento, sobem ao palco “1” as bandas Magnatas do Forró, Irah Caldeira, Amigas do Brega e Brucelose. Os shows seguem até às 2h da madrugada. No palco “2”, as atrações são Valter Ventura e Zé Lord. A programação junina da cidade foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade.

Ao longo dos outros dias, a festa será embalada pelas bandas Magníficos, Capital do Sol, Musa, Eduarda Alves, Rodrigo Raposo, Capim Cubano, entre outras.  No intervalo das bandas no “Palco 1”, se apesentam Ana Alves, Mil Milhas e Day Off, no “Palco 2”.

A festa de São João do Paulista terá investimento na ordem de R$ 800 mil. Os recursos são provenientes dos cofres municipais e da parceria envolvendo o Governo do Estado, por meio da Empetur e Fundarpe, e de empresas privadas, a exemplo do Bradesco, Turquesa e Mirabilandia.

SECRETARIAS MOBILIZADAS PARA FAZER O MELHOR PAULISTAR:

O Paulistar 2019 vai começar! E para fazer a melhor festa de todos os tempos, a Prefeitura do Paulista montou um esquema diferenciado de trabalho durante os quatro dias do evento (21 a 24 de junho). As equipes das secretarias municipais estão mobilizadas para atuar em várias áreas, garantindo um São João inesquecível ao público que vai curtir os shows na Praça João Pessoa, no Centro da cidade.

Neste ano, o diferencial da festa é a sustentabilidade, onde os catadores de material reciclável, como latinhas de cerveja, poderão negociar o que for recolhido num ecoponto montado na área do evento e já levar para casa o dinheiro do material vendido.

Outra novidade é a atuação dos educadores sociais, da Secretaria Municipal de Politicas Sociais e Esportes, que ficarão responsáveis por fazer busca ativa e acolher os filhos de catadores num espaço adequado. Enquanto os pais trabalham, a garotada estará envolvida em várias atividades, o que vai coibir a prática do trabalho infantil. Os profissionais também vão estar atentos a possíveis casos de violência, abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na área da segurança pública, o Paulistar 2019 promete ser muito tranquilo. Serão 52 homens da Guarda Municipal e mais 80 do 17º Batalhão da Polícia Militar atuando no pátio de eventos e nos principais acessos ao palhoção. A segurança também vai contar com o apoio do ônibus de videomonitoramento, que poderá fazer flagrantes de possíveis casos de delitos no evento.

Destaque ainda para o programa “Alerta Celular”, que cadastra aparelhos em um sistema da Secretaria de Defesa Social (SDS) para facilitar a localização em casos de roubo.  No cadastro, a pessoa precisa informar o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (Imei). A recuperação dos celulares acontece após a conferência do Imei, número encontrado no interior do aparelho ou digitando o código *#06#.

A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres realizará ações de prevenção e enfrentamento à violência contra o público feminino no Paulistar 2019. A equipe da gestão municipal estará no pátio de eventos para abordar e orientar a população sobre o tema. O trabalho ocorre nesta sexta-feira (21.06), no pátio de eventos, no Centro.

A questão da mobilidade também será prioridade na festa. Ao todo, 30 homens, entre educadores e agentes de trânsito, vão atuar nos quatro dias da festa. Serão montados oito bloqueios físicos nos acessos ao pátio de evento. Destaque para a interdição na Av. Senador Salgado Filho, no encontro com a Rua do Nobre (viaduto do Fórum); Av. Marechal Floriano Peixoto, no cruzamento com a Rua Francisco Santiago da Costa (entrada principal na loja de sapatos); entorno da Praça Agamenon Magalhães (em frente à sede da prefeitura). Os bloqueios serão montados a partir das 17h e liberados 30 minutos após o fim do evento.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar serviços gratuitos para quem for aproveitar o Paulistar 2019.  Uma unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará testagem rápida para Sífilis, HIV e hepatites no local. Ainda haverá distribuição de preservativos e materiais educativos durante os quatro dias do evento. No pátio de ventos, duas ambulâncias estarão de prontidão para prestar socorro em caso de urgência/emergência. Equipes da vigilância sanitária também estarão a postos, orientando e inspecionando o comercio de alimentos e bebidas.

Programação do Paulistar 2019

Palco 1: