Educação |

Educação do Paulista promove feira de conhecimento em LIBRAS aberta ao público

“Após esse curso, já consigo conversar com um deficiente auditivo através da Linguagem Brasileira de Sinais, podendo até ajudá-los com algo no dia a dia sem ter a necessidade do uso de mímicas para compreender ou ser compreendida”, disse Evany Ribeiro, fisioterapeuta e aluna do curso de LIBRAS da Prefeitura do Paulista, que participou da ‘IV Mostra de Conhecimentos em LIBRAS’, realizada nesta sexta-feira (14.06), na área de eventos da praça de alimentação do Paulista North Way Shopping, Centro.

Contando com cerca de 430 alunos do curso de LIBRAS, a feira do conhecimento é coordenada pela Secretaria de Educação do Paulista, e teve a presença de um grande público que passava pelo local, onde aprenderam algumas frases da linguagens de sinais, além de se divertirem com apresentações e brincadeiras espalhadas pelos 70 stands organizados pelos estudantes.

Prestigiando o evento, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, além de salientar o orgulho e o compromisso da gestão com a pessoa que possui deficiência, ressaltou que o curso de LIBRAS é oferecido de forma gratuita para todos que têm interesse em novos conhecimentos. “Hoje encontramos alunos se formando no nível avançado, que já estão aqui apresentando o que trabalharam em sala de aula e posteriormente irão para o mercado de trabalho contribuir para a inclusão social, facilitando o acesso de pessoas deficientes auditivas a todos os tipos de ambientes que elas queiram estar”, afirmou.

Bernadete Brandão, coordenadora de Educação Especial do município, é uma das responsáveis pelo evento e ressaltou a importância da mostra de conhecimento para avaliação do aprendizado na LIBRAS. “Temos 20 turmas apresentando vários temas sobre LIBRAS aqui e é preciso expor para a sociedade o valor dessa contribuição para a inclusão social, também mostrando dificuldades diárias que uma pessoa deficiente auditiva suporta”, finalizou.