Meio Ambiente |

Alunos do Paulista visitam exposição fotográfica de animais silvestres

“Está sendo muito legal para a gente entender que um animal silvestre não pode ser criado em casa. Aprendi como exemplo a Arara Azul, que é muito bonita e até estava em extinção por causa das mortes, mas, algumas pessoas também queriam que a espécie fosse criada em casa e isso não pode acontecer, pois um quintal não é o melhor ambiente para ela”, assim contou Yago Estevão, 13 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Firmino da Veiga, localizada no Centro do Paulista, que também participou nesta segunda-feira (10.06), no Paulista North Way Shopping, da exposição fotográfica de animais silvestres que geralmente são mantidos em cativeiros, mas que deveriam estar em seus habitats naturais.

A exposição é uma parceria da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação na disponibilidade dos estudantes da rede de ensino.

O gestor ambiental da sec. executiva de Meio Ambiente do Paulista, Herbert Andrade, ressaltou o objetivo da exposição para os paulistenses e estudantes da rede. “Essa apresentação busca sensibilizar as pessoas, para que entendam o mal que é tirar o animal do seu habitat natural e criá-los em casa. Além disso, quando criados em casa, os animais silvestres ilegais podem transmitir doenças como raiva, leptospirose, leishmaniose, podendo colocar as crianças em risco, pois, os animais não são acostumados ao convívio doméstico e podem arranhar ou morder quando se tenta pegar ou brincar. Com essa exposição, esperamos que as pessoas sintam empatia em saber como é difícil para um animal estar fora do convívio da natureza”, afirmou.

Além do aluno Yago Estevão, estiveram presentes no local toda a turma do 9º ano A, da escola Firmino da Veiga, acompanhados da professora da disciplina de Ciências, Maria de Fátima, e da coordenadora de Ciências da secretaria de Educação do Paulista, Rosana Cláudia, que garantiram o aprendizado dos estudantes. “Percebemos que eles realmente gostam deste tema com os animais silvestres e ficaram muito animados com o convite feito para saberem as curiosidades das espécies em cativeiros, quais são e como vivem, para que não haja confusão dos habitats deles”, afirmaram.