Educação |

Projeto que incentiva a participação de pais contempla CEMEDI Tio Roberto em Maranguape I

“Encontros como esses são importantes porque conversamos e aprendemos sobre temas essenciais para a educação dos nossos filhos. Estive na primeira reunião e pensava que ia ser cansativo, mas adorei ter vindo”, foi o que disse a dona de casa Angélica dos Santos, mãe da pequena Maria Ângela, quatro anos.

A dona de casa Angélica dos Santos e outras mães participaram o II Encontro do Programa Escola da Família, na manhã desta sexta-feira (07.06), no Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento Infantil Tio Roberto (CEMEDI), em Maranguape I, em Paulista.

“Buscamos um novo olhar para essas famílias para que saibam a importância da participação delas na construção de uma educação de qualidade. Hoje tivemos o dobro de participação dos familiares estamos percebendo que o feedback está sendo positivo”, disse Valdenize Honório, gerente de Articulação Comunitária e Apoio Discente do município.

“Trazemos temas interessantes e pertinentes para a família em cada encontro e tentamos adequar para a faixa etária dos filhos. Hoje trabalhamos o tema sobre autonomia. A importância dos pais entenderem que nós somos responsáveis para estimular a independência dos nossos filhos. Estamos trabalhando dentro dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser”, enfatizou Léa Ribeiro, coordenadora de Articulação Comunitária e Interlocução Escolar.

Na ocasião, os familiares participaram de dinâmicas de grupo através da exibição de vídeos educativos também esclarecerem dúvidas sobre o desenvolvimento escolar dos estudantes.

A iniciativa é realizada pela Gerência de Articulação Comunitária e Apoio Discente, da Secretaria de Educação do município, e tem como objetivo incentivar a aproximação dos pais com o aprendizado e a vivência dos filhos nas escolas da rede municipal.

Atualmente o Programa Escola da Família acontece em 10 escolas do município, onde são realizados encontros com abordagem sobre temáticas diferentes.