Segurança e Mobilidade |

Formação das Guardas Municipais da RMR é debatida no Paulista

O Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista sediou, na manhã desta quarta-feira (05.06), um encontro entre gestores e agentes de segurança pública para tratar da formação das guardas municipais da Região Metropolitana do Recife (RMR). O encontro, comandado pelo secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, contou com a presença do Coordenador-Geral de Políticas para a Sociedade, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o coronel Guerra.

Na ocasião, representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) anunciaram que o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Educação firmaram um acordo de cooperação técnica para proporcionar, por meio de cursos, uma capacitação que vai contemplar alguns municípios da Região Metropolitana Norte do Recife, tendo Paulista como a cidade com o maior número de vagas na iniciativa.

Os cursos, inclusive, vão alcançar os módulos de armamento e tiro, o que não significa necessariamente que essas cidades vão armar suas guardas, porém, caso desejem, já vão ter em seus plantéis, profissionais capacitados para atuar com o porte de arma. “O futuro da segurança passa por esse viés, por uma Guarda Municipal mais capacitada tecnicamente, que atue de maneira integrada com os outros órgãos de segurança. Por isso, dentro do acordo que formulamos, colocamos a formação dos guardas municipais como o nosso foco principal.”, afirmou o coronel Guerra.

De acordo com os gestores, com o fortalecimento das Guardas Municipais, o número de atribuições da polícia deve diminuir, possibilitando que os militares tenham uma maior liberdade para atuarem em ações mais específicas, sem tanto sobrepeso. “O momento aqui é para discutirmos a formação e a capacitação das Guardas Municipais. Uma reunião de suma importância, mais um passo que está sendo dado para a construção de uma nova política de segurança, que privilegia as guardas municipais, fazendo com que essas instituições trabalhem de forma integrada com as forças policiais”, argumentou o atual secretário de Segurança Urbana de Olinda, o coronel Pereira Neto.

Um dos grandes responsáveis por essa visibilidade que Paulista e os demais municípios da RMR vêm obtendo a nível nacional, o também presidente do Conselho Nacional dos Gestores e Secretários em Segurança (CONSEMS), Manoel Alencar, fez questão de agradecer o esforço da União para ofertar uma formação que atenda às necessidades das Guardas Municipais.