Políticas Sociais |

Terceira idade do Paulista dança e encanta para combater à violência contra o idoso

“Estamos aqui para alertar a população de que o idoso merece e precisa de respeito. Nós idosos temos muito que oferecer, em termo de conhecimento, carinho, atenção. O povo precisa acordar para as necessidades dos idosos”, falou dona Rosinete Xavier, 71 anos, que participou da abordagem social, no Terminal Pelópidas Silveira, localizada na Rodovia PE-15, em Paulista, nesta quarta-feira (05.06).

Vilma Cavalcante tem 63 anos e ao passar pelo local do evento citou algumas necessidades da pessoa idosa. “É muito importante mostrar para sociedade os direitos da pessoa da terceira idade, o Estatuto do Idoso pede proteção, o idoso tem que ser protegido. Ele já trabalhou muito, precisa de menos estresses, mais carinho, lazer, saúde, precisa de muita alegria, muita paz e muito amor. As famílias jamais devem abandonar seus idosos”, defendeu.

O marítimo, Luiz de Andrade, comentou de alguns casos de desrespeito e má educação que acontecem nos transportes coletivos. “Tem que ter mais respeito com os idosos, inclusive nos ônibus. Algumas pessoas sentam na cadeira preferencial e fingem que estão dormindo, olham pro outro lado, atendem ao telefone, mas não sedem o lugar ao idoso”, relatou.

De acordo com o secretário interino de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Francisco Padilha, a abordagem faz parte de uma série de atividades de valorização do idoso que acontecem durante o ano.  “Essa é uma ação de enfrentamento a violência contra os idosos, não apenas a violência física, mas a psíquica, o abandono e a discriminação. Durante todo o ano fazemos atividades assim, mas durante a Campanha Junho Violeta damos um destaque maior à temática, para deixar claro que temos que tratar o idoso com carinho e amor. Apenas estamos retribuindo tudo de bom que os idosos já fizeram por nós, eles nos cuidaram e protegeram, agora é nossa vez de ser o cuidado e a proteção”, frisou.

A ação, realizada pela Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, faz parte de uma série de eventos que acontecem dentro da Campanha Junho Violeta, que alerta a importância de combater à violência contra o idoso.

O cuidado com o idoso

A rede de proteção dos idosos da Prefeitura do Paulista conta com atividades recreativas, esportivas, oficinas de artesanato e dança dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Aulas de informática também são oferecidas para trazer mais independência tecnológica pra esse público. Há também o oferecimento de uma medicina preventiva, com exercícios físicos e acompanhamento médico para melhoria da saúde do idoso através do Saúde em Movimento. Além disso, atividades festivas são realizadas para socialização e diversão dos idosos. No município, ainda há o acompanhamento e o combate à violência contra o idoso através de ações sistemáticas em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.