Políticas Sociais |

Conselho Tutelar avança na seleção dos novos conselheiros

O Conselho Tutelar luta pela proteção e garantia dos diretos das crianças e adolescentes. A atuação do órgão acontece através dos Conselheiros Tutelares, que são pessoas capacitadas para agir em prol dos menores de idade. Sabendo a importância dele, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Paulista está realizando a seleção dos novos conselheiros tutelares que atuarão a partir de 2020.

A primeira etapa foi concluída, 65 pessoas se inscreveram, mas apenas 36 estavam habilitadas para seguir na seletiva. A segunda etapa será uma prova com previsão para 05 de junho no Ministério Público. Quem se der bem na avaliação poderá se candidatar a eleição dos conselheiros, que após eleitos, serão homologados e nomeados no dia 10 de janeiro de 2020.

Entenda como o Conselho Tutelar atua

O Conselho Tutelar pode solicitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, procurando as secretarias responsáveis de cada caso. Além disso, o órgão mantém a comunicação com a Justiça ou com o Ministério Público quando os direitos dos menores são violados, quando entende que é necessário o afastamento do convívio familiar.