Saúde |

Mulheres do Tururu podem fazer exame de momografia gratuito nesta sexta (31)

As mulheres acima de 40 anos, residentes do bairro do Janga, poderão realizar exame de mamografia nesta sexta-feira (31.05), através do Amigo do Peito, um programa implantado pela Secretária Municipal de Saúde. O mamamóvel estará na USF Francisco Marcelo Dias, localizada na Av. Procurador Pedro Jorge, na comunidade do Tururu, das 8h às 17h.

Para conseguir atendimento é preciso está cadastrada na Unidade de Saúde da Família da comunidade em que mora. Além disso, apresentar um documento de identificação e o cartão do SUS. Neste mês de maio, o Programa Amigo do Peito já passou nos bairros de Maranguape I, Alameda, Engenho Maranguape, Centro, Paratibe, Jardim Maranguape e Torres Galvão.

O objetivo da gestão é realizar a prevenção primária e impedir que o câncer de mama se desenvolva. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, além da realização da mamografia também é preciso evitar a exposição aos fatores de risco e adotar na rotina um modo de vida saudável. Confira as dicas:

Não fume:

Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

Alimentação saudável protege contra o câncer:

Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer.

Mantenha o peso corporal adequado:

Uma das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado. Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e realizar atividade física.

Pratique atividades físicas:

Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Experimente, ache aquela modalidade que você goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento coletivo, prazeroso e divertido, com a família e amigos, ou faça da atividade física um momento introspectivo no qual você se conecta consigo, enfim, é possível encaixar a atividade física na rotina de cada um, seja através do deslocamento ativo indo ao trabalho ou outras atividades caminhando ou de bicicleta, são diferentes possibilidades.