Gabinete do Prefeito |

Junior Matuto convoca população para construir propostas para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolita

O prefeito Junior Matuto anúncio à realização de uma audiência Pública para que os moradores do Paulista construam propostas para compor o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, PDUI/RMR, que o Condepe/Fidem está elaborando, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O anúncio do prefeito aconteceu na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, na tarde desta Terça-feira, 28, no Palácio do Campo das Princesas, na presença do governador Paulo Câmara e de diversos prefeitos da Região Metropolitana, inclusive o prefeito Geraldo Júlio, do Recife.

“Não dá para tratar do desenvolvimento de um município sem pensar no seu entorno. Por isso, quero parabenizar a iniciativa do governo, em desenvolver este plano que vai integrar todos os municípios da Região Metropolitana. Sabemos que a problemática e as demandas se confundem, o que podemos fazer em nível de município é está sintonizado, porque um dos grandes desafios que temos em comum é o controle da ocupação desordenada, que em sua maioria, migra de município para município, e isso a gente sabe que gera demandas e efeitos negativos para todos,” avaliou o prefeito, garantindo que Paulista se coloca à disposição para colaborar de forma propositiva na construção de politicas públicas para a formação deste plano de desenvolvimento.

O prefeito aproveitou para convocar a população do município, para se integrar nesta luta, abrindo o diálogo para que todos possam externar o que querem para Paulista. A Audiência Pública onde serão debatidas as propostas que integrarão o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado está com o indicativo de acontecer em 19 de Junho. O encontro será amplamente divulgado para garantir a participação popular.

PDUI/RMR

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe-Fidem) responsável pela elaboração e implantação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, PDUI/RMR, desde o início do ano, vem dialogando com diversas entidades governamentais e com os munícipios, no sentido de coletar informações para formatar o Plano.

O próximo passo é coleta das propostas que sairão das audiências públicas, que devem ocorrer nos 15 municípios que compõem a Região Metropolitana. O PDUI é uma ferramenta instituída por lei federal com a finalidade de planejar e orientar ações de desenvolvimento da RMR. O objetivo do PDUI é minimizar as desigualdades existentes no território e melhorar a qualidade de vida da população.