Educação |

Paulista oferece cursos profissionalizantes na área de alimentos

“Aprendi a fazer salgados e doces finos aqui e coloquei em prática todo o aprendizado. Hoje vendo por encomenda para meus amigos e vizinhos, e isso tem me ajudado em casa com uma renda extra”, destacou Mirtes Ramos, que faz parte do Ensino de Jovens e Adultos da rede municipal do Paulista (EJA), e participa, até o final desse mês de maio, do curso de Formação Profissional de Bolos e Tortas, em parceria com o SENAI do município.

Através dessa parceria entre a Secretaria de Educação do Paulista, com o Projeto Horizonte do SENAI, desde 2018 até maio de 2019, os alunos do EJA puderam participar de vários cursos oferecidos pela instituição, como, Fabricação de pizzas, Fabricação de produtos de limpeza, Customização de peças do vestuário, Fabricação de doces e salgados, entre outros. Dentre estes cursos, outros como, Lancheteria e Bolos e Tortas também vêm se destacando com o projeto, para que os estudantes do município aprendam a fazer lanches e se tornem empreendedores de sucesso.

Estimulando-os a conseguirem renda e incentivando neles o espírito de empreendedor, um dos alunos do curso de Lancheteria, José Victor, reconhece a relevância em se tornar financeiramente independente. ”Com esse curso vim aprendendo a fazer bib’sfiha, pudim, pastel lolita, enroladinhos de salsicha e outros, e com isso desenvolvi o meu talento e recebo ainda várias encomendas por dia“, ressaltou.

O secretário de Educação do município, Carlos Junior, enfatizou a importância destes cursos profissionalizantes para os estudantes do EJA. “Oferecemos este aprendizado em horários que eles não estão tendo aulas, e mais de 280 alunos já foram beneficiados em toda a rede, propiciando para eles uma abertura para o mercado de trabalho, podendo se manter financeiramente e possivelmente abrirem os próprios negócios”, concluiu Carlos Júnior.