Educação |

Escola no Janga recebe palestra sobre Maio Amarelo para alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal

O movimento “Maio Amarelo” continua conscientizando pequenos estudantes da rede de ensino do Paulista. Dessa vez, alunos do 1º ao 5º ano, da escola municipal Ministro Etelvino Lins, no Janga, participaram nesta terça-feira (21.05), de palestras com atividades práticas sobre a atenção e os perigos no trânsito.

A iniciativa do DETRAN-PE, coordenada pelas Secretarias de Educação e Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista, percorre as escolas mostrando vídeos infantis e promovendo atividades práticas para que as crianças sejam alertadas como futuros condutores e pedestres na sociedade.

É necessário salientar que, Paulista é o município destaque em todo o estado com o projeto “Professor Amigo do Trânsito”, que também conscientiza os alunos durante todo o ano sobre as questões relacionadas ao assunto, e alcançou por dois anos consecutivos o maior número de alunos conscientizados pelo tema.

Coordenando a palestra, Ícaro Barbosa, falou mais sobre a iniciativa. “Trabalhamos com esse projeto nas escolas, principalmente com o público infantil, para estimularmos neles, quanto crianças, os cuidados e deveres que devem ser praticados no trânsito. Abordando temas que fazem parte do dia a dia deles, como, priorizar andar pelas calçadas quando for à escola, atravessar sempre na faixa, não colocar membros para fora do carro, ao descer do veículo evitar o lado de fluxo de carros, e finalizamos com exercícios que eles resolvem em através do que aprenderam”, afirmou o coordenador de Educação para o Trânsito da cidade, Ícaro Barbosa.

“Somos gratos por esta palestra com um tema tão importante, visto que, temos aqui crianças de 6 a 12 anos, sendo perceptível o envolvimento delas em aprender ainda mais algo que já viemos nos dedicando durante este mês de maio, pois, praticamos também alguns exercícios como, confecção de CNH para os alunos, semáforos de papelão, cartazes, músicas infantis e carrinhos de brinquedo para auxiliá-los nessa compreensão”, ressaltou Hercilia Belmiro, gestora da escola municipal Ministro Etelvino Lins.

Além das escolas da rede municipal, esse projeto tão fundamental de alerta a acidentes no trânsito, também percorre escolas particulares, igrejas, faculdades, hospitais e associações do município do Paulista.