Gabinete do Prefeito |

Junior Matuto recebe secretário Nacional para tratar de ampliações para a Segurança Pública no Paulista

Buscando ampliações e melhorias para a segurança pública do Paulista, o prefeito Junior Matuto, recebeu, em seu gabinete, nesta segunda-feira (20.05), o secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theófhilo, e o secretário Estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, para finalizar a implantação do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.

Vale lembrar que Paulista é uma das cinco cidades brasileiras – uma por cada região do País – que receberão as primeiras ações da força-tarefa interministerial, por já apresentar resultados de investimentos na área de segurança. O objetivo não é só atuar na repressão, mas unir diversos ministérios, governos estaduais e municipais no trabalho de prevenção e combate à criminalidade violenta.

Em 2018, Paulista registrou 69 casos de homicídio a menos em relação a 2017 - o que representa 43% de queda. Também em 2018, foram registrados 1.601 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) a menos na cidade, também em relação a 2017.

“Viemos na intenção de diagnosticar as políticas públicas de segurança da região. Aqui vai ser o ‘laboratório’ para o governo federal, mas que esse ‘laboratório’, com certeza, vai ser disseminado para outros municípios. Nosso programa é a integração do governo federal, estadual e municipal, que fundamenta o enfrentamento da violência, e Paulista está sendo contemplada entre outros municípios da Região Metropolitana”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, General Theóphilo.

Durante o encontro, o prefeito Junior Matuto ressaltou a importância da segurança pública e os reflexos dessa ação nas comunidades. “Tivemos o primeiro encontro em Brasília, e a nossa expectativa é a segurança pública, que é nosso maior foco. Também acreditamos que uma maior vigilância, atenção e compromisso são de fundamental importância, até porque sabemos o quanto isso muda a realidade de uma comunidade, protegendo nossos munícipes de uma vulnerabilidade social para que os índices de fragilidade caiam ainda mais”, reiterou.

Outros temas também foram abordados na reunião, como pavimentação de ruas, saneamento, iluminação, educação, câmeras de monitoramento e equipamentos públicos de qualidade. O prefeito ainda aproveitou para citar a importância de alguns feitos que auxiliaram ainda mais no desenvolvimento da cidade.