Meio Ambiente |

Secretaria de Meio Ambiente do Paulista promove formação sobre Fauna Silvestre

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizaram uma formação sobre a “Defesa da Fauna Silvestre”, no auditório da Secretaria da Saúde, no Centro Administrativo, na manhã desta sexta-feira (10.05).

Na ocasião, os participantes puderam conhecer melhor a Fauna Brasileira e também quais as formas de ajudar os órgãos competentes na proteção das espécies silvestres. O objetivo é formar multiplicadores nas comunidades e estimular que os criadores realizem a entrega voluntária dos animais.

A formação faz parte do projeto “Fauna Livre”, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a CPRH. A iniciativa visa formar uma legião de defensores da Fauna Silvestre brasileira, por meio de ações educativas e de sensibilização com moradores de diversas localidades.

“Acho o tema importante e também fiquei curiosa em saber como é a atuação da Secretaria de Meio Ambiente em combater o desmatamento e a extinção dos animais silvestres no nosso município”, disse Joelma Isídio, estudante do 4° ano de Biologia.

“O que estamos buscando é a conscientização das pessoas em relação aos animais silvestres. Como lidar com esses animais na área urbana que não devem ser domesticados. Muita gente acha que criando esses animais em casa está fazendo o bem, mas isso não é verdade. O ideal é que eles vivam em seu habitat natural. E caso alguém encontre esses animais nas ruas deve acionar os órgãos competentes”, disse a coordenadora Técnica da Secretaria de Meio Ambiente Elisa Alves.

No dia 06 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente do município e a CPRH  vão disponibilizar um ponto de entrega voluntária de animais silvestres, na própria sede, localizada na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, n° 222, em Maranguape I, a partir das 8h.

Vale salientar que criar, vender e comprar animais silvestres é crime ambiental. Mas, as pessoas que entregarem voluntariamente os animais, ficam isentas da responsabilidade criminal e administrativa.

Participaram da formação, representantes das secretarias municipais da Saúde, do Desenvolvimento Econômico, da Educação, do Corpo de Bombeiros, da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e da sociedade civil.