Políticas Sociais |

Assistência Social do Paulista protesta contra Governo Federal que suspende repasse de recursos

Para chamar a atenção da população quanto ao prejuízo que causará a falta de repasse de recursos do Governo Federal, para os programas sociais no município, os profissionais que atuam nos serviços da Assistência Social do Paulista realizam um protesto nesta quarta-feira (08.05).

Isto porque, desde o mês de novembro, o Governo Federal não repassa o valor de R$ 1 milhão de reais destinado aos Programas Sociais voltados para a proteção básica e especial dos beneficiários inscritos no CadÚnico. Atualmente, a gestão municipal custea 60% das despesas relacionadas às atividades dos Centros de Referências e Assistências Sociais (CRAS) e dos Centros de Referências Especializados de Assistências Sociais (CREAS). Os 40% seriam repassados pelo Governo Federal.

Com o tema "Ou para hoje ou fecha depois", a manifestação acontecerá em frente à sede da Prefeitura do Paulista, na Praça Agamenon Magalhães, no Centro, às 08h. A mobilização também vai contar com a participação dos beneficiários dos Programas Sociais do município.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista Augusto Costa disse que o município não tem condições de assumir toda a despesa. “O que buscamos é alertar à população sobre o corte desses recursos. O governo federal não vem cumprindo com a obrigação legal de aportar 40% dos recursos. Se essa situação não mudar corremos o risco de fechar algumas unidades do Cras e do Creas”.