Meio Ambiente |

Meio Ambiente do Paulista promove ação em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo

O Ecoparque das Paineiras, no Centro, está sediando, neste sábado (27), um ato comemorativo em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo e ao Dia da Terra. A ação promovida pela sec. executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMMA), começou por volta das 08h, e segue até às 16h.

“Trouxemos algumas temáticas importantes para trabalhar com os munícipes, como uma oficina de horta doméstica para estimular as pessoas a cultivarem seus próprios alimentos, uma feira de produtos agroecológicos, e um ponto de coleta de lixo eletrônico”, explicou a analista ambiental da SEMMA, Ana Laura.

A ação também conta com a participação do projeto Massapê da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  A ideia central do projeto é popularizar o conhecimento do solo através de atividades lúdicas, como explica Caroline Biondi, coordenadora do Massapê e professora da UFRPE.

“A intenção principal do projeto é tornar o solo cada vez mais popular. Todo mundo tem uma relação com o solo, inclusive, desde criança. Só que poucos param para perceber o tamanho da sua importância para o nosso dia a dia. Então buscamos disseminar o importante papel que esse elemento da natureza tem para as nossas vidas”, enfatizou Caroline.

Alunos da escola municipal Manoel Gonçalves estiveram presentes para prestigiar o evento. Os jovens tiveram a oportunidade de plantar algumas mudas no espaço interno do Ecoparque das Paineiras. Para finalizar, a coordenadora técnica da SEMMA, Elisa Alves, falou sobre a importância de aproximar a população do meio ambiente através de ações de caráter educativo.

“É muito importante que sejam trabalhadas as questões de conscientização e sensibilização com a população. As pessoas precisam se sentir pertencentes à terra, e à esse solo. É do Meio Ambiente que extraímos os recursos que precisamos para sobreviver, então com certeza, momentos de vivência e de interação com a natureza fortalecem os laços das pessoas com a questão ambiental”, concluiu Elisa.