IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Executiva de Imprensa |

Saiba como se prevenir de crimes cibernéticos

Você sabe o que é crime cibernético? Bem, crime cibernético é toda atividade criminosa que se apropria de rede de computadores com intuito de atacar os donos dessas máquinas. Os crimes mais cometidos são através de conteúdos pornográficos, principalmente, envolvendo crianças. Onde muitas delas são aliciadas e colocadas à venda muitas vezes sem os responsáveis terem conhecimento do ato.

É muito comum alguém ouvir que conheceu ou conhece pessoas que já foram vítimas de fraudes. Principalmente quando a questão é cartão de crédito. Esse tipo de prejuízo se dá devido ao software de uma instalação maliciosamente, onde os hackers têm acesso aos dados de cada titular e facilmente conseguem cometer o crime. Calúnia, insultos, difamação, divulgação de material confidencial, ato obsceno, perfil falso, apologia ao crime, crime virtual contra mulheres, todos esses citados são crimes cibernéticos mais praticados.

Com o mundo cada vez mais conectado os crimes digitais estão em pauta na sociedade de hoje. Os internautas se apropriam do anonimato e ataca todo mundo, seja ele famoso ou não. Pensando nisso, foram criadas duas leis relacionadas aos crimes na internet, sancionadas em 2012. A primeira delas é a lei dos Crimes Cibernéticos (Lei 12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann que tipifica atos como invadir computadores (hacking), roubar senhas, violar dados de usuários e divulgar informações privadas (como fotos, mensagens etc). A segunda é a Lei 12.735/12 que determina a instalação de delegacias especializadas para o combate de crimes digitais.

Atualmente no Brasil existem 11 delegacias especializadas para tratar de crimes cibernéticos. Elas estão localizadas nas capitais dos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal. As delegacias especializadas agem em parceria com delegacias da polícia civil. Ou seja, se não houver um local especializado nesses crimes em sua cidade, você pode ir à delegacia mais próxima, para registrar o caso.

A punição aos crimes cibernéticos varia de acordo com a gravidade dos fatos. Em caso de crimes cometidos contra políticos ou que resultam em prejuízo financeiro, a punição pode ser superior à variação de três meses a dois anos de prisão. Fique de olho: Para fazer a denúncia, basta se dirigir a uma delegacia especializada ou a uma delegacia comum, com todos os dados possíveis relacionados ao crime em mãos. Essas informações podem ser entregues de maneira impressa ou digital. A partir disso, é feito um boletim de ocorrência e tem início a investigação.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441